Productos peligrosos o sostenibles: Elaboración y evaluación de um juego digital como herramienta de Educación Científica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.3141

Resumen

La Educación Científica, a través de actividades y prácticas educativas, puede utilizarse para acercar el conocimiento científico a los estudiantes de educación básica. Abordar los problemas relacionados con la sostenibilidad y la contaminación ambiental puede contribuir directamente a nuestra calidad de vida y desarrollo sostenible. En este sentido, desarrollamos un juego digital educativo que aborda el impacto ambiental y social relacionado con el uso de productos peligrosos y sostenibles. Además, evaluamos el potencial de este juego como herramienta de Educación Científica. Los resultados de este trabajo sugieren que el juego contribuyó a la comprensión del tema abordado por los estudiantes evaluados. Después del juego, los estudiantes entendieron la importancia de usar productos que tienen un impacto ambiental bajo o insignificante, y entendieron los impactos negativos del uso de productos peligrosos para los seres vivos y el medio ambiente. Además, los estudiantes comprendieron la relevancia de la investigación científica en el área de la ecotoxicología, basada en estudiar los productos químicos y clasificarlos como peligrosos o seguros.

Biografía del autor/a

Ketelen Michele Guilherme de Oliveira Michele Guilherme de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual do Paraná (2016). Mestre em Genética (2020) pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é doutoranda, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Genética da UFPR. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Ecotoxicologia, Mutagênese Ambiental e Divulgação Científica –Laboratório de (Eco)Toxicologia In Vitro.

Ronaldo dos Santos Filho, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pelas Faculdades Integradas Espírita (2010). Especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012), Mestre (2016) , Doutor (2020) e Pós-Doutor (2021) em Genética pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência como professor de Ciências e Biologia na Educação Básica. Atualmente, é professor na Educação Básica. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Ecotoxicologia e Divulgação Científica –Laboratório de (Eco)Toxicologia In Vitro; Desenvolvimento de ferramentas para o Ensino de Genética e de Educação Científica –Laboratório de Educação Científica (LEC).

Alberto de Almeida Guilherme, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Jogos Digitais (Tecnólogo) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020). Atualmente atua como coordenador de desenvolvimento em uma agência de comunicação.

Daniela Morais Leme, Universidade Federal do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2005). Realizou Mestrado (2007), Doutorado (2010) em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pela mesma instituição. Realizou doutorado sanduiche na Agência de Proteção Ambiental Alemã (UBA, 2009). Realizou Pós-doutorado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP) (2011-2014) com período de estágio pós-doutorado no exterior (BASF SE, Alemanha, 2011). Atualmente, é professora adjunta da UFPR –Setor de Ciências Biológicas, Departamento de Genética e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Genética. Filiada ao Instituto Nacional de Tecnologias Alternativas para Detecção, Avaliação Toxicológica e Remoção de Contaminantes Emergentes e Radioativos (INCT-DATREM), Instituto de Química, Araraquara, SP, Brasil. Orientadora de trabalhos de mestrado e doutorado, atua nas seguintes linhas de pesquisa: (Eco)toxicologia, Métodos alternativos a experimentação animal, Educação para a ciência –Laboratório de (Eco)Toxicologia In Vitro.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Michele Guilherme de Oliveira, K. M. G. de O., dos Santos Filho, R. ., de Almeida Guilherme, A., & Morais Leme, D. (2021). Productos peligrosos o sostenibles: Elaboración y evaluación de um juego digital como herramienta de Educación Científica. evista Eletrônica udus cientiae, 5(1-2). https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.3141

Número

Sección

Artigos Científicos de Pesquisa