Jogos em saúde para o ensino fundamental e médio: uma revisão sistemática

a systematic review

Autores

Resumo

As escolas brasileiras podem contribuir com informações sobre saúde devido à sua abrangência em território nacional; os jogos didáticos, por sua vez, podem estimular a aprendizagem discente sobre este assunto. Em razão dessas motivações, foi realizada uma revisão sistemática da literatura no banco de dados do Portal de Periódicos Capes dos anos de 2015 a 2020, para responder como os jogos didáticos contribuíram para uma aprendizagem ativa em saúde nos níveis fundamental e médio, tecendo o panorama atual para ajudar no planejamento das ações futuras. O tema está em expansão no cenário nacional, tendo como público principal os anos finais do Ensino Fundamental e como temática doenças parasitárias e infecciosas, o que ainda denota uma visão restrita do conceito de saúde. Há uma concentração de publicações no sudeste do país. Há também predomínio de jogos de tabuleiro, seguido pelos jogos digitais que vêm ganhando espaço. Sendo assim, é necessária uma maior diversidade de enfoques e metodologias.

Biografia do Autor

Talita Luana Corbari da Silva, Universidade Federal do Paraná / Ciências Biológicas

Biomédica pela Universidade Federal do Paraná. Possui experiência em análises clínicas, pesquisa científica e agroecologia. Atualmente é estudante de Ciências Biológicas pela mesma instituição.

Leandro Palcha, Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação/ Professor do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEn/UFPR)

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas/UFPR. Professor do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEn/UFPR), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR) e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGE/UFPR). Curitiba-Paraná, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Rockefeller, 57, 80230-130, Campus Rebouças – UPFR, Curitiba-Paraná, Brasil. E-mail: leandropalcha@gmail.com

Downloads

Publicado

27.12.2022

Como Citar

Luana Corbari da Silva, T., & Palcha, L. (2022). Jogos em saúde para o ensino fundamental e médio: uma revisão sistemática: a systematic review. evista Eletrônica udus cientiae, 6(Contínuo). ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3471