Diálogos sobre la complejidad del tema arbovirus en la formación de docentes de Ciencias Biológicas, a través de un juego RPG

Autores/as

Resumen

En la formación docente, el control de arbovirus comúnmente se centra en aspectos biológicos, desconociendo la complejidad del tema. En este trabajo se desarrolló y evaluó con licenciados en Ciencias Biológicas un RPG basado en la Educación Popular en Salud, orientado al control de arbovirus. En “RPG Karapanã: participación popular en el control del Aedes aegypti” los jugadores buscan resolver una epidemia de dengue en una ciudad ficticia. Los participantes contribuyeron a la versión final del juego de rol, a través de sugerencias y críticas. Los resultados de la evaluación indican que el juego puede promover diálogos para abordar la complejidad de las cuestiones relacionadas con el control del Ae. aegypti, profundizando reflexiones sobre cuestiones biológicas, biotecnológicas, políticas, educativas y socioeconómicas/culturales.

Biografía del autor/a

ANDREIA GUERRA PIMENTEL, Universidade Federal Fluminense/pós doc

Licenciada (2009) em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista (2012) em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) .Especialista (2015) em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (UFF/RJ). Especialista (2015) em Gestão Ambiental Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Mestre (2017) em Diversidade e Inclusão (UFF/RJ) .Doutora (2022) em Ciências e Biotecnologia (UFF/RJ) .Pesquisadora Pós Doutoranda (2023-atual) em Ciências e Biotecnologia (UFF/RJ) . Atua na linha de pesquisa de Jogos Cooperativos e Investigativos no Ensino de Ciências e formação de professores, no Grupo de Estudos Ciência e Educação Lúdica (CEL) e na orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) no CEDERJ, polo Nova Friburgo, onde atua como Tutora Presencial desde 2009.

doctor, Universidade Federal Fluminense/Pesquisadora

Possui bacharelado em Genética (1998) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Tanto o mestrado (2001) como o doutorado (2005) foram realizados na pós graduação em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz. Atualmente é professora titular e coordenadora da Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Fluminense. Atua na linha de pesquisa relacionada a insetos vetores e Ecologia Química. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Citologia e Biologia Celular. Atua na linha de pesquisa de Jogos Cooperativos e Investigativos no Ensino de Ciências e formação de professores. Participa da pós graduação em Ciências e Biotecnologia do Instituto de Biologia da UFF e da pós graduação de Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz. Coordenadora do Programa Residência Pedagógica e dos Projetos de Extensão "Jogos no Ensino de Ciências" e "Jogos para o Ensino de Biologia Celular e Biotecnologia" e vice-coordenadora do projeto de Extensão "Educação Popular em Saúde em tempos de negacionismo: formação e experiências comunitárias". É mãe de uma linda e curiosa menina nascida em 2010.

Rebecca Cunha Coutinho, Universidade Federal Fluminense/aluna

Atual mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-Graduação em Biologia Molecular, Lato Sensu (FAVENI) - 2023. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 2022. Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá - 2014. Atualmente faço parte do Grupo de Pesquisa Ciências e Educação Lúdica, Laboratório de Ciência e Educação Lúdica, GCM, UFF. Experiência de mais de 10 anos com fotografia de moda/produtos e design gráfico em diferentes empresas de publicidade e como autônoma.

Gutemberg Gomes Alves , Universidade Federal Fluminense/Pesquisador

Bacharel em Genética pela UFRJ(1998), Mestre (2001) e Doutor (2005) em Química Biológica pelo Instituto de Bioquímica Médica - UFRJ. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Biologia Celular e Molecular (GCM) do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), e docente dos programas de pós-graduação em Odontologia (PPGO) e Ciências & Biotecnologia (PPBi) da UFF. Bolsista Cientista do Nosso Estado (CNE) - FAPERJ (2022) e Bolsista de Produtividade CNPq (PQ2, 2023). É Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Biotecnologia (2023-2027) e avaliador da CAPES (CAIV Interdisciplinar). Hoje é membro titular da Câmara de Pesquisa do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), e da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da UFF. Atua desde 2016 como Coordenador Técnico da Unidade de Pesquisa Clínica do Hospital Universitário Antônio Pedro, onde gerencia a plataforma do Centro Nacional Multiusuário UPC-HUAP-UFF. Dedica-se a estudos de biocompatibilidade de biomateriais e materiais de uso médico/odontológico, ligado à Rede de Bioengenharia do Estado do Rio de Janeiro, à pesquisa e desenvolvimento de nanoprodutos junto à Rede NanoSaúde, e à validação in vitro de métodos alternativos ao uso de animais, ligado à Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA). Índice H=21 (Scopus) e H=28 (G Scholar).

Suzete Araujo Oliveira Gomes , Universidade Federal Fluminense/Pesquisadora

Professora Associada III da Universidade Federal Fluminense. Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1985), Mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo (2003) com período de doutorado sanduíche na Ruhr University Bochum, na Alemanha e Pós- Doutorado em Bioquímica Celular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2005). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Animal, Bioquímica de Microorganismos, Bioquímica de Insetos e Interação Parasito- Vetor. Atua como docente nos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas, Medicina e Engenharia Ambiental; docente permanente no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI)-UFF e no Programa de de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn)-UFF, desenvolvendo e orientando pesquisas na linha de Produção de Materiais e Novas Tecnologias de Ensino de Ciências e Meio ambiente na Educação Inclusiva; além de projetos de pesquisa e extensão. Foi vice-coordenadora do CMPDI no período de 2018-2021.

Publicado

2024-11-06

Cómo citar

GUERRA PIMENTEL, A., Nascimento Spiegel, C., Cunha Coutinho, R., Gomes Alves , G., & Araujo Oliveira Gomes , S. (2024). Diálogos sobre la complejidad del tema arbovirus en la formación de docentes de Ciencias Biológicas, a través de un juego RPG. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 8, 138–157. Recuperado a partir de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4542