Game over: ausência de discussões sobre feminismos e mulheres na ciência no campo dos jogos e nos principais eventos de ensino de química/ciências

Autores

Resumo

Realizou-se uma investigação acerca das mulheres na Ciência e/ou feminismos enquanto asserções em trabalhos e eixos temáticos dos principais eventos da área do ensino de Química no Brasil. Evidenciaram-se lacunas existentes nas discussões de feminismos e mulheres na Ciência, bem como pesquisas sobre jogos que abarquem esses assuntos e a representatividade feminina nos postos de tomadas de decisões das coordenações de eventos. Destaca-se a necessidade de espaços nos eventos e atividades científicas, para que essas discussões aconteçam explicitamente, avançando no campo do lúdico, compreendendo-se potencialidades do jogo para alavancar debates sobre equidade de gênero e visibilização das mulheres na Ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luíza do Prado Lima, Universidade Federal de Goiás

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Goiás, Mestranda em Educação em Ciências e Matemática pela UFG. 

Felipe Augusto de Mello Rezende, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Química pelo instituto Federal Goiano, Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela UFG. 

Laiane Pereira Martins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí

Licencianda em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí. 

Denise de Fátima Gonçalves, Universidade de São Paulo - Campus São Carlos

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí. Atualmente é mestranda em Química Inorgânica pela Universidade de São Carlos. 

Márlon Herbert Flora Barbosa Soares, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Química e doutor em Ciências (Química) pela Universidade Federal de São Carlos. É professor titular do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás onde coordena o Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas.

Downloads

Publicado

27.12.2022

Como Citar

do Prado Lima, A. L., Augusto de Mello Rezende, F., Pereira Martins, L., de Fátima Gonçalves, D., & Herbert Flora Barbosa Soares, M. (2022). Game over: ausência de discussões sobre feminismos e mulheres na ciência no campo dos jogos e nos principais eventos de ensino de química/ciências. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 6(Contínuo). Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/3840