Elaboração e aplicação do jogo ludovid sobre a covid-19

Autores

Resumo

Este estudo focou no desenvolvimento e implementação do LUDOVID, um jogo educativo baseado no tradicional ludo. Este jogo foi criado como uma ferramenta pedagógica interdisciplinar, integrando conceitos de saúde e ciências naturais (biologia e química) para abordar a problemática da pandemia de COVID-19. Especificamente, o LUDOVID foi aplicado em uma turma de Química de alunos do 3º ano do ensino médio. O objetivo era avaliar o potencial educativo e lúdico do jogo, bem como identificar fatores que demonstrassem sua eficácia na compreensão dos temas abordados em sala de aula. Para avaliar a percepção dos alunos, foram considerados aspectos como motivação, a experiência de integrar um jogo em uma aula e o impacto do jogo no aprendizado. O estudo buscou verificar a viabilidade do LUDOVID como recurso didático no ensino de ciências. Um questionário foi elaborado para que os alunos expressassem suas opiniões e experiências. Além disso, professores que participaram do estudo foram avaliados por meio de entrevistas semiestruturadas. Estas entrevistas foram analisadas descritivamente, com o intuito de compreender melhor a aplicabilidade e o impacto do LUDOVID no contexto educacional.

Downloads

Publicado

31.12.2023

Como Citar

Dias , A. B., Raffaello Gallo Godoi , I., Fontanetti, G. H., da Silva Veras, L., & Santana Ribeiro, T. (2023). Elaboração e aplicação do jogo ludovid sobre a covid-19 . Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 7. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4176

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa