Movimento de queda livre: elaboração e aplicação de uma sequência didática com o uso do Kahoot

Autores

Resumo

O ensino e aprendizagem de Física é desafiador, especialmente diante da realidade enfrentada pelos professores, como falta de laboratórios e equipamentos. Assim, os estudantes são conduzidos à percepção da Física como uma ciência desinteressante e de difícil compreensão. Porém, o uso de recursos tecnológicos juntamente com uma metodologia ativa, pode ser uma estratégia de fomentar o interesse e motivação dos estudantes pela Física. O objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar uma Sequência Didática (SD) sobre Movimento de Queda Livre utilizando o Kahoot, uma plataforma de aprendizado baseada em jogos. Na plataforma, a SD foi elaborada contendo aulas teóricas, práticas e jogos. Após as atividades, os estudantes responderam um questionário sobre o uso do Kahoot. Os dados coletados foram organizados em gráficos e nuvem de palavras. Em suma, os estudantes avaliaram de forma positiva o uso do Kahoot. Dessa forma, foi possível concluir que a SD elaborada no Kahoot exerceu seu propósito, auxiliando no ensino e aprendizagem de física, despertando interesse e motivação dos estudantes para aprender física.    

Downloads

Publicado

09.10.2024

Como Citar

Mardegan , L. F., Rodrigues Junior, E., Fraga Coelho, E. K., Pereira de Oliveira, P. J., & Colodette Altoé, S. (2024). Movimento de queda livre: elaboração e aplicação de uma sequência didática com o uso do Kahoot . Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 8, 28–48. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4344

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa ou de Experiências