Movimento de queda livre: elaboração e aplicação de uma sequência didática com o uso do Kahoot
Resumo
O ensino e aprendizagem de Física é desafiador, especialmente diante da realidade enfrentada pelos professores, como falta de laboratórios e equipamentos. Assim, os estudantes são conduzidos à percepção da Física como uma ciência desinteressante e de difícil compreensão. Porém, o uso de recursos tecnológicos juntamente com uma metodologia ativa, pode ser uma estratégia de fomentar o interesse e motivação dos estudantes pela Física. O objetivo desta pesquisa foi elaborar e aplicar uma Sequência Didática (SD) sobre Movimento de Queda Livre utilizando o Kahoot, uma plataforma de aprendizado baseada em jogos. Na plataforma, a SD foi elaborada contendo aulas teóricas, práticas e jogos. Após as atividades, os estudantes responderam um questionário sobre o uso do Kahoot. Os dados coletados foram organizados em gráficos e nuvem de palavras. Em suma, os estudantes avaliaram de forma positiva o uso do Kahoot. Dessa forma, foi possível concluir que a SD elaborada no Kahoot exerceu seu propósito, auxiliando no ensino e aprendizagem de física, despertando interesse e motivação dos estudantes para aprender física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Ludus Scientiae

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).