v. 3 n. 2 (2019): “NÃO IMPORTA SE VOCÊ GANHA OU PERDE. O QUE IMPORTA É COMO VOCÊ JOGA”

					Visualizar v. 3 n. 2 (2019): “NÃO IMPORTA SE VOCÊ GANHA OU PERDE. O QUE IMPORTA É COMO VOCÊ JOGA”

Encerramos o Volume 3 da LUDUS SCIENTIAE com este último número, ainda referente a 2019. São cinco artigos que somados aos 10 do primeiro número, totalizam 15 artigos no fatídico ano de 2019. Um bom número para uma revista que ainda não é qualificada no QUALIS CAPES (A gente repete isso em todo editorial, né? É quase um mantra de ódio).

O mais importante, que achamos interessante compartilhar com nosso leitor, é que o fluxo de artigos submetidos não é grande, mas também não é insignificante. No ano de 2019, praticamente tivemos uma relação próxima a 3 submissões por artigo publicado. Por sermos editores, sabemos que há várias revistas com fluxo baixo de submissões, mesmo sendo qualificadas no QUALIS CAPES. Há fluxos menores que o nosso.

Tal aspecto serve para que todos entendam que, mesmo sem a devida qualificação, primamos pela qualidade dos pareceres e pela especificidade de cada área do conhecimento. Em casos nos quais um dos avaliadores de fato não se encaixa com o assunto do trabalho, os três editores são chamados ao trabalho e auxiliamos alguns pareceres.

A demora da publicação do último número do ano de 2019 se deve ao fato de estabelecermos um número mínimo de artigos por ano e apesar dos transtornos e das dificuldades já transcritas em outros editoriais, seguiremos nessa meta, até que sejamos alçados ao panteão da validade/vaidade acadêmica ditada pela CAPES.

Entendemos, como jogadores, que essa é a regra do jogo, consensual (nem tanto) entre os pares e que, se não quisermos jogar, libertariamente, basta que nos retiremos. Voluntariamente, não queremos sair do jogo. A frase da escritora Suzanne Collins, descrita no título, é o que nos resume. Vamos continuar jogando. Em respeito aos vários autores que acreditaram, acreditam e acreditarão na LUDUS SCIENTIAE.

É importante que você leia nossos artigos. Que você os cite se achar válido. Que compartilhe nossa revista. Quanto mais gente conhecer a revista, mais a área de jogos e atividades lúdicas em ensino de ciências crescerá no Brasil. Para o momento, desejamos que 2020 consiga sair do enorme buraco em que se meteu. E ao ficar em casa, no ano pandêmico. Leia. Leia a LUDUS. E claro, envie seu artigo.

 

Um mol de abraços lúdicos,

 

Prof. Dr. Eduardo Luiz Dias Cavalcanti (UnB)

Profa. Dra. Maria das Graças Cleophas (UNILA)

Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG)

Publicado: 02.04.2020

Artigos Científicos de Pesquisa

Relatos de Pesquisa ou de Experiências