Vol. 3 Núm. 2 (2019): “NÃO IMPORTA SE VOCÊ GANHA OU PERDE. O QUE IMPORTA É COMO VOCÊ JOGA”
Encerramos o Volume 3 da LUDUS SCIENTIAE com este último número, ainda referente a 2019. São cinco artigos que somados aos 10 do primeiro número, totalizam 15 artigos no fatídico ano de 2019. Um bom número para uma revista que ainda não é qualificada no QUALIS CAPES (A gente repete isso em todo editorial, né? É quase um mantra de ódio).
O mais importante, que achamos interessante compartilhar com nosso leitor, é que o fluxo de artigos submetidos não é grande, mas também não é insignificante. No ano de 2019, praticamente tivemos uma relação próxima a 3 submissões por artigo publicado. Por sermos editores, sabemos que há várias revistas com fluxo baixo de submissões, mesmo sendo qualificadas no QUALIS CAPES. Há fluxos menores que o nosso.
Tal aspecto serve para que todos entendam que, mesmo sem a devida qualificação, primamos pela qualidade dos pareceres e pela especificidade de cada área do conhecimento. Em casos nos quais um dos avaliadores de fato não se encaixa com o assunto do trabalho, os três editores são chamados ao trabalho e auxiliamos alguns pareceres.
A demora da publicação do último número do ano de 2019 se deve ao fato de estabelecermos um número mínimo de artigos por ano e apesar dos transtornos e das dificuldades já transcritas em outros editoriais, seguiremos nessa meta, até que sejamos alçados ao panteão da validade/vaidade acadêmica ditada pela CAPES.
Entendemos, como jogadores, que essa é a regra do jogo, consensual (nem tanto) entre os pares e que, se não quisermos jogar, libertariamente, basta que nos retiremos. Voluntariamente, não queremos sair do jogo. A frase da escritora Suzanne Collins, descrita no título, é o que nos resume. Vamos continuar jogando. Em respeito aos vários autores que acreditaram, acreditam e acreditarão na LUDUS SCIENTIAE.
É importante que você leia nossos artigos. Que você os cite se achar válido. Que compartilhe nossa revista. Quanto mais gente conhecer a revista, mais a área de jogos e atividades lúdicas em ensino de ciências crescerá no Brasil. Para o momento, desejamos que 2020 consiga sair do enorme buraco em que se meteu. E ao ficar em casa, no ano pandêmico. Leia. Leia a LUDUS. E claro, envie seu artigo.
Um mol de abraços lúdicos,
Prof. Dr. Eduardo Luiz Dias Cavalcanti (UnB)
Profa. Dra. Maria das Graças Cleophas (UNILA)
Prof. Dr. Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG)