"Um jogo zika": análise multidisciplinar de um jogo educativo
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.2889Resumo
Desafio à saúde pública, as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti tem como principal estratégia de controle a redução dos criadouros do vetor. A divulgação científica tem proposto intervenções educativas a fim de estimular reações comportamentais na população para o controle do vetor. Uma destas estratégias é a criação e utilização de jogos de tabuleiro. “Um jogo Zika” foi elaborado por alunos de uma escola pública sob a orientação de uma professora de ciências, foi escolhido como objeto de análise, para a compreensão de suas capacidades e limites em relação a seus objetivos educativos. A metodologia da pesquisa reúne a perspectiva pedagógica da tipologia de conteúdos (Antoni Zabala), à do design de jogos e da tétrade constitucional (Jesse Schell). O resultado é que o processo pedagógico pelo qual “Um jogo Zika” foi construído foi considerado bem sucedido; no entanto, o viés analítico segundo os parâmetros de Schell, sugere que o jogo e sua experiência poderiam ser mais independentes de outras intervenções educacionais na realização de seu objetivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).