Mulheres da tabela periódica: produção de jogos e o engajamento de estudantes
DOI:
https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.3158Resumo
A presente pesquisa é oriunda de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e objetivou analisar como a produção de jogos durante uma oficina didática sobre as mulheres da Tabela Periódica promove o engajamento de estudantes. Ela configura-se como qualitativa participante e foi realizada em um colégio estadual localizado na cidade de Curitiba/PR. As pessoas participaram de forma voluntária durante 13 encontros em contraturno escolar e retomaram os conhecimentos químicos da Tabela Periódica, pesquisaram e apresentaram as biografias de 23 mulheres que contribuíram com o desenvolvimento desta e no estudo de elementos químicos; e, por fim, elaboraram três jogos didáticos sobre o conteúdo estudado. O processo analítico adotado foi a Análise de Conteúdo dos dados constituídos por meio da observação participante e da análise documental e o corpus da pesquisa se restringiu ao processo de confecção dos jogos. Concluímos que houve engajamento de estudantes nas três vertentes: comportamental, emocional e cognitivo e que o protagonismo das participantes no desenvolvimento das atividades oportunizou esse processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica Ludus Scientiae
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Ao publicar o artigo científico na Revista Eletrônica Ludus Scientiae, o autor confirma que o trabalho é ORIGINAL e não foi anteriormente publicado em outro periódico físico ou digital, nem tampouco, como capítulo de livro, etc. Ele também atribui os direitos autorais do artigo à revista que disponibilizará seu conteúdo gratuitamente através do seu portal (https://revistas.unila.edu.br/relus).