Mulheres da tabela periódica: produção de jogos e o engajamento de estudantes

Autores

  • Heidi Mara dos Santos Eiglmeier SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE - PARANÁ
  • Camila Silveira da Silva Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.3158

Resumo

A presente pesquisa é oriunda de uma investigação realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional e objetivou analisar como a produção de jogos durante uma oficina didática sobre as mulheres da Tabela Periódica promove o engajamento de estudantes. Ela configura-se como qualitativa participante e foi realizada em um colégio estadual localizado na cidade de Curitiba/PR. As pessoas participaram de forma voluntária durante 13 encontros em contraturno escolar e retomaram os conhecimentos químicos da Tabela Periódica, pesquisaram e apresentaram as biografias de 23 mulheres que contribuíram com o desenvolvimento desta e no estudo de elementos químicos; e, por fim, elaboraram três jogos didáticos sobre o conteúdo estudado. O processo analítico adotado foi a Análise de Conteúdo dos dados constituídos por meio da observação participante e da análise documental e o corpus da pesquisa se restringiu ao processo de confecção dos jogos. Concluímos que houve engajamento de estudantes nas três vertentes: comportamental, emocional e cognitivo e que o protagonismo das participantes no desenvolvimento das atividades oportunizou esse processo.

Biografia do Autor

Heidi Mara dos Santos Eiglmeier, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE - PARANÁ

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2008). Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela IBPEX (2011-2012). Atuou como supervisora do PIBID no Colégio Estadual Professora Maria Aguiar Teixeira juntamente à Universidade Federal do Paraná (2010-2018), professora de Química - Secretaria de Educação do Paraná (2006 até o presente). Mestra em Química pelo PROFQUI - Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2018-2020), orientanda da Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da Silva. ORCID: 0000-0001-7258-4891

Camila Silveira da Silva, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Mestre e Doutora em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Atua no campo do Ensino de Ciências, em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, trabalhando com os seguintes temas: Divulgação Científica, Educação em Museus, Mulheres nas Ciências, Relação Ciência e Arte, Formação de Professores, Processos e Recursos Didáticos. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Química; Professora Permanente do PPGECM e do PROFQUI; Coordenadora do Projeto de Extensão Meninas e Mulheres nas Ciências, do Ciência e Arte; e Vice-Coordenadora do Educação Ambiental: um caminho para a sustentabilidade; na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências da UFPR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa na área de Divulgação Científica. E-mail para contato: camilasilveira@ufpr.br

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

dos Santos Eiglmeier, H. M., & Silveira da Silva, C. (2021). Mulheres da tabela periódica: produção de jogos e o engajamento de estudantes. evista Eletrônica udus cientiae, 5(1-2). https://doi.org/10.30691/relus.v5i1-2.3158

Edição

Seção

Artigos Científicos de Pesquisa