I am fish, uma abertura para análise de jogos digitais no ensino de ciências e estudos filosófico-culturais

Autores

Resumo

Este trabalho tem como objetivos: (i) a elaboração de um guia analítico para o estudo de jogos digitais educativos informais, considerando-os como artefatos capazes de proporcionar aprendizagem dentro e fora da sala de aula; (ii) realizar uma análise com base na ferramenta criada, utilizando o jogo I Am Fish como referência. O desenvolvimento da estratégia ocorreu na inter-relação entre a abordagem Values at Play e os conteúdos de aprendizagem, estabelecendo relações teóricas que orientaram a análise sobre os conhecimentos que podemos adquirir em jogos informais e os valores que eles expressam. A investigação do jogo revelou contribuições para o ensino de Biologia e Física, bem como reflexões sobre o uso de valores humanos em contextos mais amplos que o humano, um olhar para o antropoceno e a simpoiese das consciências.

Biografia do Autor

Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira , UFPR

Licenciado em Química pela Universidade Federal Fluminense (2012),Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo CEFET-RJ (2017). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador da Coleção Culturas, Direitos Humanos e Diversidades na Educação em Ciências. Atua nos programas de pós-graduação em Educação (PPGE) e Educação em Ciências e em Matemáticas (PPGECM) com os temas Estudos Culturais da Ciência e Tecnologias; Relações entre Ciências, Artes e filosofias.

Downloads

Publicado

05.11.2024

Como Citar

Lefebvre, R., & Varallo Lima de Oliveira , R. D. (2024). I am fish, uma abertura para análise de jogos digitais no ensino de ciências e estudos filosófico-culturais. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, 8, 122–137. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/4635