Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato doc ou docx.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. No tocante às normas, devem seguir os padrões da ABNT.

Diretrizes para Autores

A revista recebe contribuições preferencialmente de autores com título mínimo de mestrado. Estudantes pós-graduandos interessados em submeter é necessário que seja feito em co-autoria com orientador. 

Informações sobre os autores (nome completo, filiação institucional, ORCID e Lattes) devem ser fornecidas nos “Comentários ao Editor” no processo de submissão. 

Todos os trabalhos devem ser enviados em formato doc ou docx, seguindo as normas da ABNT. 

 

Artigos

 

  1. A primeira lauda do trabalho deve conter apenas:

 

a) Título: Times New Roman, fonte 14, negrito, centralizado, todo em maiúsculo;

b) Resumo: Times New Roman, fonte 10, espaçamento simples (1,0), justificado, máximo de 300 palavras. “Resumo:” deve aparecer em negrito;

c) Palavras-chave: de 3 a 5, separadas por ponto e vírgula. Deve vir após o resumo. Times New Roman, fonte 10, espaçamento simples (1,0), justificado. “Palavras-chave:” deve aparecer em negrito;

d) O trabalho não deve conter nenhum tipo de identificação de autore, respeitando a avaliação cega de pares. Submissões que contiverem qualquer tipo de identificação des autories serão sumariamente eliminadas;

e) O Título, Resumo e Palavras-Chave devem estar em Português, Espanhol e Inglês; 

f) Todo este conteúdo deve estar apenas na primeira página do trabalho, não podendo exceder para as laudas subsequentes. Clique aqui para visualizar um exemplo.

 

  1. O desenvolvimento do trabalho deverá se iniciar a partir da segunda lauda. Clique aqui para visualizar um exemplo.

 

a) Texto: Times New Roman, fonte 12, espaçamento 1,5, justificado, recuo da primeira linha do parágrafo de 1,25 cm;

b) Seção: Numerada, negrito, recuo de 0 cm (Introdução, Considerações Finais e Referências Bibliográficas não devem ser numeradas). Exemplo: 1. Primeira Seção;

c) Subseção: Título numerado, negrito e recuo de 1,25 cm. Exemplo: 1.1 Subseção;

d) Citação direta longa (mais de 3 linhas): Times New Roman, fonte 10, espaçamento simples (1,0), recuo de 4 cm, justificado, sem aspas; espaço de 18 pt entre o parágrafo anterior e o posterior;

e) Notas de rodapé: Devem ser usadas apenas como notas explicativas e não para referências. Times New Roman, fonte 10, espaçamento simples (1,0), justificado;

f) Formato de folha: A4;

g) Margem: Superior e Esquerda 3 cm, Inferior e Direita 2 cm;

h) Espaço entre parágrafos: 10 pt em todo o texto;

i) Os trabalhos completos devem ter entre 15 e 25 páginas (incluindo resumo, notas e bibliografia);

j) Todas as citações adotadas ao longo do texto devem estar listadas nas referências bibliográficas;

k) Os textos devem ser elaborados usando o sistema autor/data, de acordo com a norma ABNT. Ex: (AUTOR, ANO, p. X);

l) Citações e referências bibliográficas devem obedecer às normas vigentes da ABNT;

m) Quanto à bibliografia, são os seguintes padrões:

Referências para livros com ume autorie:

SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Número da edição, vol. (se houver), cidade: nome da editora, ano do livro.

Exemplo:

SARFATI, Gilberto. Teorias de Relações Internacionais. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2005. 

 

Referências para até três autores:

PAULANI, Leda; BRAGA, Márcio Bobik. A nova contabilidade social: Uma introdução à macroeconomia. 4. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2012. 

 

Referências quando houver mais de três autores, utilizar a expressão em latim et al. como o exemplo:

MARTINS, Eliseu et al. Manual de contabilidade societária: aplicável a todas as sociedades: de acordo com as normas internacionais e do CPC. 2. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2013.

 

Nos casos em que houver uma citação de um livro ou trabalho que tenha vários autores e nessa obra tenha um coordenador, coloque, primeiramente, o nome do responsável/coordenador. Depois, abrevie o tipo de participação que esse responsável teve, como por ex., os tipos de responsabilidade (organizador, compilador, editor, tradutor, coordenador etc.). Veja o exemplo:

KARNAL, Leandro. (org.). História dos Estados Unidos. São Paulo: Contexto, 2011.

Para outros tipos de fontes, segue-se o mesmo padrão.

 

Referências para capítulos de livros: 

SOBRENOME, Nome des autoriesdo(s) Autor(es). Título da obra entre aspas seguido da indicação do nome do organizador do livro e do livro (este em itálico). Cidade da publicação: editora,  ano de edição.

Exemplo:

VALLS PEREIRA, Lia Baker. “As relações econômicas Brasil-China: do comércio para o investimento”. In: JAGUARIBE, Ana [Org.] Direction of Chinese Global Investments - Implications for Brazil. Brasília: FUNAG, 2018. 

 

Referências para artigos em periódicos:

SOBRENOME, Nome do(s) Autor(es). Título da obra. Nome do periódico (em itálico), volume e número da revista, período e data de edição.

Exemplo:

KYRILLOS, Gabriela M.; STELZER, Joana. Inclusão da Interseccionalidade no âmbito dos Direitos Humanos. Revista Direito e Práxis, vol. 12, n. 01, p. 237-262, 2021.

 

Referências quando o autor citado é uma entidade:

NOME DA ENTIDADE. Título. Local de publicação, ano de publicação.

Exemplo:

IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Brasil em desenvolvimento: Estado, planejamento e políticas públicas. Brasília, 2010.

 

Referências de monografias, teses, dissertações e artigos:

SOBRENOME, Nome do autor. Título. Local de publicação, ano do depósito, número de páginas. Tipo do trabalho - Faculdade/Instituto/Centro, universidade, cidade, ano da defesa.

Exemplo:

TABAK, Jana. As vozes de ex-crianças soldado: reflexões críticas sobre o programa de desarmamento, desmobilização e reintegração das Nações Unidas. Rio de Janeiro, 2009, 169f. Dissertação de Mestrado – Instituto de Relações Internacionais, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

 

Referência de obra consultada via internet:

CASTRO, Thiele da Costa Müller et al. Em tempos de Coronavírus: home office e o trabalho feminino. Novos Rumos Sociológicos, v. 8, n. 14, p. 40–64, ago./dez 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/NORUS/article/view/20017. Acesso em: 28 ago. 2021.

 

Referências para Leis e Decretos:

PAÍS, ESTADO OU MUNICÍPIO. Lei ou decreto n°, dia, mês e ano. Ementa. Publicação, local de publicação, edição (caso exista), cidade, volume (caso exista), ano.

Exemplo:

BRASIL. Decreto nº 89.271, de 4 de janeiro de 1984. Dispõe sobre documentos e procedimentos para despacho de aeronave em serviço internacional. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v. 48, p. 3-4, 1984.

 

n. Os trabalhos devem estar em Português, Espanhol ou Inglês e seguir as normas de formatação da ABNT;

o. Casos omissos deverão seguir as normas da ABNT.

Fluxo contínuo

Formatação de artigos da seção acompanham as normatizações apresentadas acima e o modelo disponivel.

Dossiê: Cultura e Relações Internacionais: perspectivas latino-americanas

Seção com enfoque em publicações acadêmicas no formato temático do dossiê referencial. Os trabalhos devem ser enviados como consta acima nas diretrizes para autores e no modelo: em fonte Times New Roman, tamanho 12, formato ABNT e ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo as referências neste número total de páginas.

Dossiê

Seção com enfoque em publicações acadêmicas no formato temático do dossiê referencial. Os trabalhos devem ser enviados como consta acima nas diretrizes para autores e no modelo: em fonte Times New Roman, tamanho 12, formato ABNT e ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, incluindo as referências neste número total de páginas.

Experiências

ENCERRADA

NÃO ACEITAMOS SUBMISSÕES NESTA CATEGORIA. 

Expressões artísticas e culturais

ENCERRADA 

NÃO ACEITAMOS SUBMISSÕES NESTA CATEGORIA

Espaço Crítico

A seção tem como objetivo abrir um espaço de debate e reflexão crítica com outras investigações e/ou publicações da região. Consideramos que a abertura desta seção permitirá fortalecer os laços da comunidade acadêmica com outras instituições, assim como inaugurar o debate entre diversas escolas, tendências e abordagens da problemática.

Como estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, nos propomos a uma reflexão que medite desde e para a América Latina, orientando-nos pelo pensamento crítico. Dessa forma, além de ser uma revista que se some a uma vasta produção acadêmica, consideramos importante debater e revisar criticamente as abordagens e orientações daqueles trabalhos que vêm sendo divulgados atualmente.

“Temática Livre: Nossa América e Caribe”

A revista está aberta a trabalhos de todas as pessoas que queiram contribuir com o tema, independentemente de sua titulação, sejam estudantes de graduação, pós-graduação, professores, bem como pessoas e coletivos não vinculadxs ao âmbito universitário. Podem ser submetidas pesquisas em grupo ou individuais. Além de artigos, a revista recebe contribuições para outros espaços de discussão e difusão nas seções Experiências, Espaço Crítico e Expressões Artísticas e Culturais. 

 

São aceitos trabalhos em espanhol e português.

Fotografias de latinoamericanxs e caribenhxs em sua vida cotidiana, atividades culturais, lugares de trabalho e momentos de luta.

Dossiê: O legado de Paulo Freire na América Latina e Caribe

Não há dúvida de que Paulo Freire é o educador latino-americano mais conhecido mundialmente. Freire foi, ainda é, e continuará a ser uma grande fonte de inspiração para pesquisadores(as) e professores(as) de todos os níveis de ensino e em todo tipo de instituição educativa (escolas, universidades, movimentos sociais ou coletivos com esferas pedagógicas). O valor do seu legado, teórico e metodológico, em especial nos contextos educacionais latino-americanos e caribenhos, é o que este dossiê pretende mostrar. Para isso, serão aceitos trabalhos científicos que permitam conhecer a importância de Paulo Freire como referência pedagógica na América Latina e Caribe, considerando, em especial, a sua proposta de educação dialógica e transformadora.

Trabalhos unicamente teóricos são bem-vindos, mas os(as) organizadores(as) sugerem que, dentro do possível, sejam elaborados artigos que retratem experiencias educativas baseadas nos fundamentos e objetivos político-pedagógicos de Freire, bem como experiencias na aplicação do seu método dialético em sistemas escolares, de educação superior ou movimentos ou coletivos que possuam uma dimensão educativa inspirada no educador pernambucano.

Eixos temáticos

-  Paulo Freire: educação crítica e transformadora para a América Latina e o Caribe.

-  Contribuições de Paulo Freire para a formação de professores.

-  Aplicação ou adaptação do método dialético de Paulo Freire nos processos de ensino e aprendizagem.

-  Influências de Paulo Freire na estruturação e organização de movimentos sociais ou coletivos políticos na América Latina e no Caribe.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.