Edições anteriores
-
Dossiê: O legado de Paulo Freire na América Latina e Caribe
v. 8 n. 2 (2024)Não há dúvida de que Paulo Freire é o educador latino-americano mais conhecido mundialmente. Freire foi, ainda é, e continuará a ser uma grande fonte de inspiração para pesquisadores(as) e professores(as) de todos os níveis de ensino e em todo tipo de instituição educativa (escolas, universidades, movimentos sociais ou coletivos com esferas pedagógicas). O valor do seu legado, teórico e metodológico, em especial nos contextos educacionais latino-americanos e caribenhos, é o que este dossiê pretende mostrar. Para isso, serão aceitos trabalhos científicos que permitam conhecer a importância de Paulo Freire como referência pedagógica na América Latina e Caribe, considerando, em especial, a sua proposta de educação dialógica e transformadora.
Trabalhos unicamente teóricos são bem-vindos, mas os(as) organizadores(as) sugerem que, dentro do possível, sejam elaborados artigos que retratem experiencias educativas baseadas nos fundamentos e objetivos político-pedagógicos de Freire, bem como experiencias na aplicação do seu método dialético em sistemas escolares, de educação superior ou movimentos ou coletivos que possuam uma dimensão educativa inspirada no educador pernambucano.
Organizadores
Dra. Paula Linhares Angerami
Dr. Miguel Ahumada Cristi
Dra. Maria Victoria González Peña
-
Biopolíticas decoloniais: leituras latinoamericanas
v. 8 n. 1 (2024)Através das reflexões apresentadas neste número, foi possível explicitar algumas resistências que revelam a complexidade do biopoder colonial capitalista e as insurgentes capazes de indicar a construção de alternativas biopolíticas. É nessa senda que o presente número "Biopolíticas decoloniais: leituras latinoamericanas" pretende ser um espaço de construção, articulação e atualização de campos teóricos que se insiram no âmbito da construção de leituras críticas do presente desde o enfoque latino-americano.
Orgs.
Ana Gabriela Ferreira
Augusto Jobim do Amaral
Evandro Pontel -
Dossiê Cultura e Relações Internacionais: perspectivas latino-americanas
v. 7 n. 2 (2023)Esta edição é composta pelo dossiê "Cultura e Relações Internacionais: perspectivas latino-americanas" e por textos de fluxo contínuo. O dossiê procurou fomentar a publicação de pesquisas sobre as políticas culturais internacionais desde e para a América Latina. Este dossiê é fruto da parceria estabelecida entre as organizadoras, Graziano e Spyer, especialmente a partir da interação de ambas no Grupo de Pesquisa sediado na UNILA e cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), intitulado "Descolonizando as Relações Internacionais".
-
Dossiê Especial: Faces e Aspectos da Pandemia de Covid-19 na América do Sul
v. 5 n. 2 (2021)Em junho de 2020, a Revista Espirales publicou um Dossiê Especial, organizado por Samira Jalil e Renata P. Oliveira, intitulado, América Latina e a Covid-19. Como parte deste dossiê, o grupo de pesquisa, Centro de Estudos Sócio-Políticos e Internacionais da América do Sul, o CESPI-América do Sul, organizou um relatório sobre a situação pandêmica chamado “Como tudo começou? A gênese da crise da Pandemia de Covid-19 na América do Sul.” Passados mais alguns meses, sentimos a necessidade de organizar um segundo dossiê sobre o tema e atualizarmos nossa perspectiva continental após um período de modificações tão rápidas e um cenário político efervescente. Nesta oportunidade, Renata P. Oliveira (UNILA), líder o grupo de pesquisa, e Rodrigo Abi-Ramia (UFF), pesquisador membro do CESPI-América do Sul, organizam este dossiê.
Buscamos reunir abordagens que versem sobre nosso continente no contexto da pandemia em suas diferentes facetas, articuladas nos eixos propostos. Em suma, buscamos visões sobre as diferentes formas que a pandemia do COVID-19 afetou a América do Sul e os povos sul-americanos neste período de ebulição política e social.
-
VII Encuentro de Estudios Sociales desde América Latina y el Caribe
v. 5 n. 1 (2021)O Encontro de Estudos Sociais da América Latina e Caribe é um espaço de pesquisa e debate que visa caminhar para uma abordagem epistêmico-política latino-americana nos Estudos Sociais. Consideramos que a busca e construção conjunta de uma perspectiva latino-americana pode ser encontrada na reflexão sobre nossa história e nossa realidade, constituída na produção intelectual de tantos autores latino-americanos - históricos e atuais - com originalidade e riqueza de saberes, de lutas populares, especialmente indígenas.
Essa edição especial da Revista Espirales reúne os trabalhos apresentados nos dias 21, 22 e 23 de novembro de 2019 na Universidade da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu/PR.
-
Trabalho e Trabalhadorxs na América Latina
v. 4 n. 2 (2020)A Revista Espirales apresenta o seu quinto número, cujo tema central são xs trabalhadorxs latinoamericanxs e caribenhxs e suas formas de trabalho. Em um momento de aprofundamento da crise estrutural do capitalismo, agravada pela pandemia do COVID-19, altos índices de desemprego, informalidade e superexploração da força de trabalho, nos parece fundamental fortalecer espaços como este para diálogos, reflexões críticas e proposição de alternativas.
-
América Latina e a COVID-19
v. 4 n. 1 (2020)Neste dossiê especial, a Revista Espirales lança uma edição extraordinária para cobrir a pandemia do coronavírus, seus efeitos na vida dos cidadãos, trabalhadores, os impactos na saúde pública e as respostas dos governos sul-americanos a esta crise, relativamente, inesperada.
-
Feminismo en América Latina
v. 3 n. 2 (2019)La realidad actual nos exige reflexión, análisis teórico y práctica y en ese sentido, los feminismos latinoamericanos están siendo actores fundamentales en la resistencia, en la defensa y en la creación de propuestas alternativas a los retrocesos neoliberales y conservadores que actualmente imperan en la región. Es por el reconocimiento de las luchas históricas y actuales de estos movimientos y por la resistencia necesaria que tenemos que tejer que este número de la Revista Espirales presenta a ustedes los siguientes textos, reflexiones, experiencias que parten de múltiples miradas y áreas del conocimiento así como de vivencias generando una riqueza que se aproxima a la diversidad existente en Nuestra América: mujeres negras, indígenas, campesinas, obreras, disidentes, de la ciudad, del campo, de la universidad, de los barrios, en la militancia y en la soledad, en fin, en sus más variadas realidades.
-
Anais Encuentro de Estudios Sociales
v. 3 n. 1 (2019)É com muito prazer que a equipe da Espirales: Revista para a Integração da América Latina
e o Caribe, em conjunto com a organização do Encontro de Estudos Sociais da América Latina
e o Caribe, apresenta, às leitoras e leitores, este novo número. Aqui encontrarão os trabalhos
apresentados na sexta edição do evento, que ocorreu na Universidade Federal da Integração
Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu, entre os dias 7 e 9 de dezembro de 2018. -
Estudos Sociopolíticos e Internacionais da América do Sul
v. 2 n. 2 (2018)Os últimos anos nos apresentaram mudanças substantivas quanto aos rumos dos
regimes democráticos na região, além de mudanças nos rumos econômicos e o encerramento
de um ciclo progressista com ascensão de governos de direita. Estes temas são abordados em
diversas pesquisas e objeto dos principais eventos acadêmicos e científicos organizados na
América Latina, nos últimos anos. -
Integración contrahegemónica: reflexiones para una aproximación "desde abajo"
v. 2 n. 1 (2018)Con gran entusiasmo presentamos el segundo número de nuestra revista Espirales cuya propuesta en esta ocasión ha sido pensar la integración desde una óptica no hegemónica. La sección de artículos de la publicación cuenta con diez contribuciones
de trabajos que, desde diferentes perspectivas, dialogan con la temática propuesta por el dossier. Posicionados en su mayoría desde una práctica interdisciplinar que se nutre de los aportes de la Geografía, las Relaciones Internacionales, la Economía, la Historia, la Comunicación y otras áreas de estudio, el número pretende hacer llegar, a nuestras y nuestros lectores, lecturas diversas que problematizan la integración desde una pluri perspectiva latinoamericanista. -
Integración latinoamericana y caribeña: caminos, perspectivas y posibilidades
v. 1 n. 1 (2017)La Revista Espirales es una publicación de estudiantes del Programa de Posgrado en Integración Contemporánea de América Latina de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana (UNILA) de periodicidad semestral y de divulgación digital que busca abordar, repensar y colaborar con la integración latinoamericana y caribeña desde y para América Latina, a partir de múltiples perspectivas y lugares de enunciación. Así, la integración latinoamericana y caribeña se constituye como el eje central de la Revista, en la búsqueda por la construcción de epistemologías propias de nuestro continente.