Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Todos os trabalhos devem ser enviados em formato doc ou docx. De acordo com as normas da American Psychological Association (APA). 

Um breve resumo das normas da APA pode ser encontrado clicando aqui.


ARTIGOS


1. A primeira lauda do trabalho deve conter apenas:

 

a. Título: Times New Roman, fonte 14, negrito, centralizado, todo em maiúsculo;

b. Resumo: Times New Roman, fonte 10, espaçamento simples (1,0), justificado, máximo de 300 palavras. “Resumo:” deve aparecer em negrito;

c. Palavras-chave: de 3 a 5, separadas por ponto e vírgula. Deve vir após o resumo. Times New Roman, fonte 10, espaçamento 1,0, justificado. “Palavras-chave:” deve aparecer em negrito;

d. O trabalho não deve conter nenhum tipo de identificação da autora ou do autor, respeitando a avaliação cega de pares. Submissões que contiverem qualquer tipo de identificação dxs autorxs serão sumariamente eliminados;

e. O Título, Resumo e Palavras-Chave devem estar em Português, Espanhol e Inglês;

f. Todo este conteúdo deve estar apenas na primeira página do trabalho, não podendo exceder para as laudas subsequentes. Clique aqui para visualizar um exemplo.

 

2. O desenvolvimento do trabalho deverá se iniciar a partir da segunda lauda. Clique aqui para visualizar um exemplo.

 

a. Texto: Times New Roman, fonte 12, espaçamento 1,5, justificado, Recuo da primeira linha do parágrafo: 1,25 cm;

b. Seção: Numerada, negrito, recuo de 0 cm (Introdução, Considerações Finais e Referências Bibliográficas não devem ser numeradas). Exemplo: 1. Primeira Seção;

c. Subseção: Título numerado, negrito e recuo de 1,25 cm. Exemplo 1.1 Subseção;

d. Citação direta longa (mais de 3 linhas): Times New Roman, fonte 10, espaçamento 1,0, recuo de 4 cm, justificado, sem aspas; espaço de 10 pt entre o parágrafo anterior e o posterior;

e. Notas de rodapé: Devem ser usadas apenas como notas explicativas e não para referências. Times New Roman, fonte 10, espaçamento 1,0, justificado;

f. Formato de folha: A4;

g. Margem: Superior e Esquerda 3 cm, Inferior e Direita 2 cm;

h. Espaço entre parágrafos: 10 pt em todo o texto;

i. Os trabalhos completos devem ter entre 15 e 20 páginas (incluindo resumo, notas e bibliografia);

j. Todas as citações adotadas ao longo do texto devem estar listadas nas referências bibliográficas;

k. Os textos devem ser elaborados usando o sistema autor/data, de acordo com a norma APA. Ex: (AUTOR, ANO, p. X);

l. Citações e referências bibliográficas devem obedecer às normas vigentes da APA;

m. Os trabalhos devem estar em Português ou Espanhol e seguir as normas de formatação da APA;

n. Casos omissos deverão seguir as normas da APA.

 

EXPERIÊNCIAS


Letra: Times New Roman, fonte 12, espaçamento 1,5.

Formato de folha: A4.  

Margem: superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm.

Extensão: máximo 5 páginas.

É imprescindível colocar data e lugar da experiência relatada.

 

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS


Expressões escritas:


a. ARTIGO: letra Times New Roman, fonte 12, espaçamento 1,5. Formato de página: A4; Margem: superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm. Nome dx(s) autorx(s) alinhado(s) à direita. Mini-biografia em rodapé de no máximo 500 caracteres. Texto - justificado e com subtítulos em negrito. Citações, referências bibliográficas e notas de rodapé (se houver): devem seguir as normas da APA.

b. IMAGINÁRIO: especificações de caráter livre elaboradas pela autora ou pelo autor. Para o formato de poemas e escritas ficcionais (contos e crônicas). Especificação sugerida para essa modalidade: Times New Roman, 12, espaçamento 1,5, formato de página: A4; margem: superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm.  


Expressões visuais:


c. Máximo de 10 imagens, digitalizadas em formato JPG, em boa resolução; Identificação de autoria; Autorização de uso de imagens, rubricada e enviada junto com o documento final para publicação. Resumo expandido conceituando a obra, justificado, com no máximo 2 páginas no tamanho  A4; Margem: superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm, Times New Roman, 12, espaçamento 1,5.

 

ESPAÇO CRÍTICO


Letra: Times New Roman, 12, espaçamento 1,5.

Formato de folha: A4.  

Margem: superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm.

Extensão: máximo 5 páginas.


Dossiê

Seção com enfoque em publicações acadêmicas no formato temático do dossiê referencial. Os trabalhos devem ser enviados em fonte Arial, tamanho 12, formato ABNT ou APA e ter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, não incluindo as referências neste número total de páginas.

Experiências

O espaço é proposto com a intenção de abarcar e difundir relatos, opiniões, análises, descrições, entrevistas e balanços sobre vivências em eventos acadêmicos, artístico-culturais, políticos, entre outros, realizados em diferentes locais de construção coletiva de nossa região. Se busca, com esta seção, difundir a pluralidade de experiências de sujeitos e grupos e possibilitar a construção de redes entre os mesmos.

As publicações devem ter no máximo 5 páginas, em letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e indicar data e local da experiência relatada.

Expressões artísticas e culturais

Esta seção tem por objetivo a divulgação de diferentes maneiras de entender, sentir e expressar a realidade latino-americana através de uma pluralidade de linguagens. Assim, se busca pôr ao alcance do leitor da Revista Espirales diferentes produções verbais e visuais, que evidenciam a multiplicidade de abordagens possíveis dos problemas e alegrias de nosso contexto.

Serão publicados poemas, contos curtos, crônicas, fotografias, caricaturas, desenhos, reproduções de pinturas que cumpram as condições e que tenham por inspiração alguma das múltiplas dimensões do ser latino-americano.

Espaço Crítico

A seção tem como objetivo abrir um espaço de debate e reflexão crítica com outras investigações e/ou publicações da região. Consideramos que a abertura desta seção permitirá fortalecer os laços da comunidade acadêmica com outras instituições, assim como inaugurar o debate entre diversas escolas, tendências e abordagens da problemática.

Como estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, nos propomos a uma reflexão que medite desde e para a América Latina, orientando-nos no pensamento crítico. Dessa forma, além de ser uma revista que se some a uma vasta produção acadêmica, consideramos importante debater e revisar criticamente as abordagens e orientações daqueles trabalhos que vêm sendo divulgados atualmente.

Fluxo contínuo

Formatação de artigos da seção acompanham as normatizações referentes aos dossiês.

Dossiê especial: Faces e Aspectos da Pandemia de Covid-19 na América do Sul

Seção para formulação do dossiê especial: Faces e Aspectos da Pandemia de Covid-19 na América do Sul. Aceita textos de de três a cinco páginas e seguir as orientações da revista para autores 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.