A DIMENSÃO EDUCATIVA NA PRODUÇÃO DA PESQUISA
CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA FREIRIANA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.29327/2336496.8.2-2Palavras-chave:
Círculos Epistemológicos, Conscientização, PesquisaResumo
O contexto sociocultural da América Latina e Caribe é historicamente marcado pela tradição colonial inscrita nas dimensões epistemológicas e ontológicas através do tempo. Na atual conjuntura, em meio aos contraditórios fenômenos políticos e sociais, percebe-se que a “cultura do silêncio” ainda é parte constituinte da realidade social, estendendo-se à forma como o conhecimento é produzido dentro de limites hierárquicos e dualistas, muitas vezes, encobertos pelos métodos ocidentais medidores do grau de legitimidade da ação de fazer pesquisa. Diante disso, o presente artigo parte dos estudos freirianos para refletir a dimensão educativa nas práticas de pesquisa, entendendo que, na medida que pesquisamos, participamos de um processo coletivo, de conscientização de si e do mundo. Para isso, são referenciadas as experiências dos Círculos Epistemológicos, apresentados por Romão et al. (2006), na intenção de sulear a ação pesquisadora, repensar a forma como a vemos e produzimos, propor o desprendimento e a abertura de fissuras no campo epistêmico, reconhecendo a potência da linguagem visual neste processo. Entende-se que não existem “donos” do saber na ação de fazer pesquisa, mas, sim, companheiros de pronúncia do mundo, sujeitos inconclusos, comprometidos em construir novos sentidos e significados à realidade, de forma relacional e dialógica.
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