TEKOA

Sobre a Revista

A TEKOA é uma iniciativa discente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Integração Latino-americana (PPGHIS/UNILA). A palavra Tekoa é de origem Guarani (mbyá e ñandeva), língua que pertence à família linguística Tupi-Guarani (tronco macro-Tupi) e significa o lugar onde se vive conforme o sistema social dos povos Guarani. Os modos de ser, saber e poder Guarani, além da elaboração de seus territórios, fazem parte de uma cosmologia marcada em diversas regiões da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Explorando as interações e conexões com outros contextos do Sul global, a revista propõe a construção de um espaço de difusão cultural e acadêmica sem fronteiras para a circulação dos olhares, saberes, domínios, práticas e sociabilidades presentes na América Latina e Caribe. Sua perspectiva é, portanto, transdisciplinar, transnacional, conectada com outros mundos e realidades Sul-Sul, através do tempo e do espaço.

Assim como a História, a TEKOA estabelece diálogos com diferentes campos disciplinares, aberta às contribuições de todas as áreas das humanidades e ciências sociais. Orientada para publicações semestrais, recebemos artigos, ensaios, entrevistas, resenhas, produções artísticas e fontes primárias circunstanciadas em fluxo contínuo, sempre em caráter inédito, inaudito e original, capaz de relacionar questões referentes a espaços e temporalidades diversas.

Notícias

Aberta chamada Dossiê "História e Humanidades Digitais"

2021-11-24

História e Humanidades Digitais

Coordenado por

Dra. Leticia Tobalina-Pulido - Casa de Velázquez  Perfil

MSc. Fidel Rodríguez Velásquez - Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Perfil

MSc. María Mellado Chaves - Universidad Pablo de Olavide (UPO)

Com um grande impacto nos últimos anos, com opiniões que vão desde as mais otimistas até as mais críticas, as Humanidades Digitais têm se tornado cada vez mais importantes na concepção e implementação de projetos de pesquisa. Eles ganharam impulso em disciplinas como História, História da Arte, Antropologia e Arqueologia. Entretanto, apesar do aumento do número de projetos que utilizam novas tecnologias, não há muitas monografias que reflitam criticamente sobre a questão.

Por outro lado, os debates sobre o uso de novas tecnologias nas Humanidades aumentaram ao mesmo tempo: estamos diante de uma mudança de paradigma? O uso da tecnologia nas Humanidades aumenta a divisão digital? A mesma pesquisa está sendo feita, mas com novas ferramentas digitais? As ferramentas digitais nos permitem fazer novas perguntas e abrir novas linhas de pesquisa? Existe uma discussão sobre a ética do uso da tecnologia? Usamos a tecnologia como meio ou como fim? 

A revista TEKOA está convocando trabalhos com o objetivo de criar um volume monográfico com foco nas humanidades digitais. Esta edição procura estimular os diálogos inter e transdisciplinares. As propostas devem conter um forte componente de reflexão teórica e metodológica, incluindo também resultados concretos sobre os usos feitos das novas tecnologias. Possíveis tópicos incluem o seguinte:

Arquivos digitais e patrimônio digital

Humanidades digitais, historiografia e interdisciplinaridade

Pontos de vista críticos, limitações e desigualdades em humanidades digitais

História pública, usos do passado e memória na era digital

Reflexões sobre a World Wide Web, plataformas de mídia social e documentos digitais nascidos como um problema histórico

Linguagens de programação, software, aplicações e algoritmos na interseção da teoria e metodologia

Experiências de ensino de história e treinamento de professores em Humanidades Digitais.

Datas importantes:  

Apresentação de manuscritos: 15 de abril de 2022 

Publicação do volume: Setembro de 2022

Saiba mais sobre Aberta chamada Dossiê "História e Humanidades Digitais"