VIVÊNCIA DE UMA UNIVERSITÁRIA NORDESTINA BAIANA NA UNILA NA CIDADE FOZ DO IGUAÇU – A QUESTÃO DO CHOQUE CULTURAL.
Resumo
A partir de uma pesquisa teórica, este trabalho busca refletir sobreuma percepção do Choque Cultural e a experiência da estudante Aline da Silva Barbosa na Unila em Foz do Iguaçu. Uma experiência que traz um aprendizado único, pois viver em Foz do Iguaçu para mim já é um intercambio, lembrando que a cidade é localizada na fronteira entre Paraguai e Argentina, com suas peculiaridades. Estudar na Unila me proporcionou uma educação interdisciplinar de qualidade com o seu projeto integracionista. O relato de experiência é feito com base na minha vivência ao longo de 4 anos, o que me fez entender o quanto pude aprender estando fora da minha cidade natal no interior da Bahia, e podendo ter vivido duas realidades de ambientes diferentes que me proporcionou entender as diferenças de cada região, cidade, culturas e o mais importante que é o respeito tudo isso.
Referências
DOS SANTOS, José Carlos. Uma leitura micro da tríplice fronteira Brasil,
Paraguai e Argentina.
ELIAS, Nobert, 1897-1990.O processo civilizador. Tradução Ruy Jungman;
revisão e apresentação, Renato J. Ribeiro. Vl – 2ed – Rio de Janeiro. Jorge
Zahar, Ed, 1994.
KOSELLECK, Reinhart. Critica e Crise uma contribuição patogênese do mundo burguês. Tradução da original alemã – Luciana Villas-Boas Castelo – Branco.- Rio de Janeiro: EDUERJ: Contraponto:1999.
RACHEL, James. Os elementos filosofia moral. Tradução e revisão técnica:
Delmar José Volpato Dutra.- 7-ed – Porto Alegre: AMGH, 2013.
ROSEIRA, Antonio Marcos. Foz do Iguaçu: cidade rede sul americana/ Antonio Marcos Roseira; orientador Wanderlei Messias da Costa. - São Paulo 2006.
FERNÁDEZ, Daniela Tamara. Educacion superior em contexto culturales: un
estúdio de caso em la Universidade Federal de Integração Latino Americana – UNILA. Foz do Iguaçu 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).