Consideraciones sobre la economía venezolana: petróleo, Chavismo y la naturaleza política del cambio paralelo
Resumo
O presente trabalho tem como finalidade uma revisão breve sobre a economia venezuelana nas últimas décadas. O ponto de partida é uma discussão sucinta sobre o petróleo na sua dimensão analítica, à luz do pensamento da Economia Política venezuelana. Seguidamente, é apresentada uma abordagem em perspectiva histórica que destaca elementos relevantes para entender a Venezuela recebida pelo governo do Hugo Chávez, tomando o período que começa no puntofijismo” (1958) até a crise neo-liberal dos 90’s. Logo, é abordada a assunção da “Revolução Bolivariana”, destacando datas, dados socioeconómicos e as principais transformações na sociedade venezuelana. Por último, é levantada a controvérsia do “câmbio paralelo” na Venezuela, como elemento desestabilizador da economia, mas, na sua dimensão política, porque como será apresentado, não existem variáveis macroeconómicas que expliquem a variação atípica do câmbio a partir de 2013Downloads
Publicado
2018-08-25
Como Citar
Torres, C. A. R. (2018). Consideraciones sobre la economía venezolana: petróleo, Chavismo y la naturaleza política del cambio paralelo. Revista Espirales, 2(1), 132–139. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/1353
Edição
Seção
Fluxo contínuo
Licença
Autoras/Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).