FLUXO PARA O CONHECIMENTO? Uma discussão sobre internacionalização da educação superior, mobilidade acadêmica e as interfaces com o aumento de estudantes colombianos nas universidades públicas do Brasil.
Resumo
Tratam-se de resultados iniciais de uma pesquisa em curso onde se analisa a internacionalização da educação superior juntamente com alguns programas nacionais e internacionais de mobilidade acadêmica, como, por exemplo, o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) e as bolsas de estudos disponibilizadas pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Por meio de um estudo bibliográfico busca-se um debate sobre as estratégias do processo de expansão das universidades brasileiras e a internacionalização da educação superior como peça fundamental no aumento de estudantes estrangeiros. Conclusões iniciais indicam que há uma grande similitude entre o número de oferta de bolsas de estudo com este recente aumento de estudantes colombianos no país.Publicado
2018-08-25
Como Citar
Durso, F. C. (2018). FLUXO PARA O CONHECIMENTO? Uma discussão sobre internacionalização da educação superior, mobilidade acadêmica e as interfaces com o aumento de estudantes colombianos nas universidades públicas do Brasil. Revista Espirales, 2(1), 140–145. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/1356
Edição
Seção
Fluxo contínuo
Licença
Autoras/Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).