FLUXO PARA O CONHECIMENTO? Uma discussão sobre internacionalização da educação superior, mobilidade acadêmica e as interfaces com o aumento de estudantes colombianos nas universidades públicas do Brasil.

Autores

  • Fábio Cabral Durso unila

Resumo

Tratam-se de resultados iniciais de uma pesquisa em curso onde se analisa a internacionalização da educação superior juntamente com alguns programas nacionais e internacionais de mobilidade acadêmica, como, por exemplo, o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) e as bolsas de estudos disponibilizadas pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Por meio de um estudo bibliográfico busca-se um debate sobre as estratégias do processo de expansão das universidades brasileiras e a internacionalização da educação superior como peça fundamental no aumento de estudantes estrangeiros. Conclusões iniciais indicam que há uma grande similitude entre o número de oferta de bolsas de estudo com este recente aumento de estudantes colombianos no país.

Publicado

2018-08-25

Como Citar

Durso, F. C. (2018). FLUXO PARA O CONHECIMENTO? Uma discussão sobre internacionalização da educação superior, mobilidade acadêmica e as interfaces com o aumento de estudantes colombianos nas universidades públicas do Brasil. evista spirales, 2(1), 140–145. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/1356