A DEBACLE DA NOVA REPÚBLICA BRASILEIRA: DA DESILUSÃO AO ENCERRAMENTO DE UM CICLO DEMOCRÁTICO
Resumo
Este breve ensaio visa refletir sobre a crise politica brasileira na contemporaneidade a partir da compreensão deste processo enquanto parte de um giro democrático regional que nos leva a um momento de inflexão no que diz respeito à terceira onda de democratização que originou os regimes democráticos instaurados em diversos países da região no período pós-ditatorial. Para além, da percepção de crise de determinados governos ou de crise da nova esquerda latino-americana, aqui se propõe a discussão sobre os elementos fundacionais ou estabilizadores daqueles regimes que ao se abalarem ou desaparecerem ocasionaram um giro democrático que afetaram a democracia e o regime republicano em diversos países. No caso brasileiro, buscaremos compreender a crise recente através de uma análise dos principais elementos que constituíram a nova República, bem como seus pactos fundacionais. Assim, podem-se lançar algumas luzes sobre os desafios atuais e as necessidades para a recomposição do regime democrático brasileiro no compasso das tradições republicanas e as possibilidades de aprofundamento democrático no sentido de uma maior densidade destes regimes.
Referências
CALIL, Gilberto; SILVA, Carla; SILVA, Marcio Antonio (Org.). Ditadura, Transição e Democracia: estudos sobre a dominação burguesa no Brasil Contemporâneo. Porto Alegre. FCM. 2016.
MACIEL, David. De Sarney a Collor: Reformas políticas, democratização e crise (1985-1990). São Paulo. Funape. 2012
OLIVEIRA, Renata Peixoto de. La reconfiguración neoliberal en su vertiente neoconservadora: desafíos y retos para las democracias latinoamericanas. In: VIDAL, Godofredo. Política Latinoamericana comparada. México D.F. Editorial UAM.2017.
OLIVEIRA, Renata Peixoto de. Muito além de direitas e esquerdas: os giros e a densidade dos regimes democráticos na América do Sul. Porto Alegre. REVISTA DEBATES. 2017.
SANTOS, Wanderley Guilherme dos. A democracia Impedida: O Brasil no Século XXl. Rio de Janeiro. FGV. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).