O ETHOS DO ITAMARATY: análise sobre a instituição e a socialização dos diplomatas

Autores

  • Hannah Guedes de Souza Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Resumo

presente trabalho tem objetivo de investigar e analisar o ethos do Itamaraty. Assim, passaremos pela construção da instituição ao longo do século XX e o estabelecimento do Instituto Rio Branco (IRBr) como escola diplomática. Tendo ambas as instituições um alto grau de profissionalismo e corporativismo, acredita-se que a sua inserção, seus valores e sua forma de socializar estes profissionais auxiliam na formação de um ethos próprio, propiciando aos seus membros uma visão própria de mundo e família. Desta forma, apreciaremos os distintos períodos do Itamaraty e a figura do Barão do Rio Branco para dar suporte a esta análise. Ao avaliar o ethos propriamente dito, nos focamos nos rituais, o status do diplomata no Brasil, a ideia de família que se forja dentro do Instituto Rio Branco e se a instituição pode ser caracterizada como uma “instituição total”.

Biografia do Autor

Hannah Guedes de Souza, Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Mestranda em Integração Contemporânea da América Latina pela Universidade Federal da Integração da América Latina (UNILA), pesquisadora no Cespi-América do Sul, bolsista técnica pela Fundação Araucária no Observatório da Integração Regional e Coordenadora da ALACIP Jovem. E-mail: hannahguedes@id.uff.br

Referências

ADB. A respeito de cônjuges de diplomatas. Boletim da Associação dos Diplomatas Brasileiros, v. II, n. 21, p. 3-95, 1995.

BARRETO, Fernando de Mello. A Política Externa Após a Redemocratização: Tomo I – 1985-2002. Brasília: Funag, 2012. 745 p.

______. A Política Externa Após a Redemocratização: Tomo II – 2003-2010. Brasília: Funag, 2012. 671 p.

BOBBIO, Norberto. Parlamento. In: ______. Dicionário de Política. 11. ed. Brasília: Unb, 1998. .

BERNS, Thomas; FRYDMAN, Benoît. Généalogie de l'esprit de corps. In: GUGLIELMI, Gilles J.; HAROCHE, Claudine. L’esprit de corps, démocratie et espace public. França: Presses Universitaires de France, 2005. p. 159-183.

CHEIBUB, Zairo Borges. Diplomacia, diplomatas e política externa: aspectos do processo de institucionalização do Itamaraty. 1984. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – IUPERJ, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

FARIAS, Rogério; CARMO, Géssica. As mulheres na carreira diplomática brasileira: uma análise do ponto de vista da literatura sobre mercado de trabalho e gênero. Mundorama, 15 jan. 2016. Disponível em: <http://www.mundorama.net/2016/01/15/as-mulheres-na-carreira-diplomatica-brasileira-uma-analise-do-ponto-de-vista-da-literatura-sobre-mercado-de-trabalho-e-genero-por-rogerio-de-souza-farias-gessica-carmo/>. Acesso em: 20 jan. 2016.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Perspectiva, 1996. 316 p.

MOURA, Cristina Patriota de. Rio Branco: a Monarquia e a República. Rio de Janeiro: FGV, 2003. 108 p.

______. O Instituto Rio Branco e a Diplomacia Brasileira: um estudo de carreira e socialização. Rio de Janeiro: FGV, 2007. 136 p.

OLIVEIRA, A.P.C. Diplomatas negros (as): Ação afirmativa no Instituto Rio Branco e trajetórias de diplomatas (ex) bolsistas. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal da Bahia. 2011.

SANTORO, Maurício. Democracia e Política Externa no Brasil. Revista Estudos Políticos, n. 4, p. 105, 2012.

Downloads

Publicado

2019-02-12

Como Citar

Guedes de Souza, H. (2019). O ETHOS DO ITAMARATY: análise sobre a instituição e a socialização dos diplomatas. evista spirales, 2(2), 43–70. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/1442