PROJETO DECOLONIAL E ARRANJOS TRANSMODERNOS. A AÇÃO DAS MULHERES INDÍGENAS NO MOVIMENTO ZAPATISTA.

Autores

  • Cristian Jobi Salaini UNISINOS
  • Laura Marquesan Eschberger

Resumo

Tomando como marco central a insurreição zapatista após a homologação do NAFTA, este artigo busca identificar as principais reivindicações elaboradas pelas mulheres do movimento, a fim de compreender como a etnicidade e o gênero dialogam na construção dessa nova narrativa. A partir de una leitura teórica crítica à colonialidade, busca-se apontar como a mesma se manifesta dentro do contexto mexicano e como as ações das mulheres zapatistas reforçam as reivindicações étnicas ao mesmo tempo em que tensionam os discursos feministas de matriz ocidental. Sendo assim, o presente artigo tem o intuito de analisar como a presença das mulheres dentro do EZLN fez com que o mesmo se tornasse um importante ator nas práticas antissistêmicas, um projeto transmoderno que desafia os limites da modernidade colonial.

Biografia do Autor

Cristian Jobi Salaini, UNISINOS

Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Tem atuado em assessorias para o Instituto do Patrimônio Artístico Histórico Nacional (IPHAN) e para o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) na aplicação de políticas públicas que vem sendo dirigidas por estas instituições a temas que envolvem a participação da disciplina antropológica.Além disso, tem trabalhado junto a instituições de ensino como professor assim como na produção de materiais instrucionais. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando em temas como: identidade étnica, patrimônio imaterial, arte, territorialidade, identidade regional, propriedade intelectual de grupos tradicionais e comunidades remanescentes de quilombo. Atualmente tem se debruçado no estudo de políticas públicas de recorte étnico racial no âmbito da América Latina, com ênfase na matriz decolonial e na Antropologia do Estado.

Laura Marquesan Eschberger

Graduada em Relações Internacionais, tem experiência na área de Políticas Públicas direcionadas aos povos indígenas, desenvolvimento social e cultural, diálogos teóricos entre atores do Sul-Político.

Downloads

Publicado

2019-10-13

Como Citar

Salaini, C. J., & Marquesan Eschberger, L. (2019). PROJETO DECOLONIAL E ARRANJOS TRANSMODERNOS. A AÇÃO DAS MULHERES INDÍGENAS NO MOVIMENTO ZAPATISTA. evista spirales, 3(2), 53–73. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/1597