MÍDIA E PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE GLOBO (BRASIL) E TELEVISA (MÉXICO)
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de fazer uma análise comparativa dos casos: “Triplex do Lula” no Brasil e“La casa blanca de Pieña Nieto” no México, o estudo relaciona meios jornalísticos e o poder econômico epolítico na América Latina. Ao propor a comparação a pesquisa teve o intuito de observar como os portais dogrupo Televisa e do Grupo Globo noticiariam as informações sobre corrupção, quando falamos de Globo eTelevisa não falamos apenas de Televisão, mas da configuração de um conglomerado midiático, esta pesquisaanalisou somente conteúdos apresentados no Portal G1 e no site oficial da Televisa. Paralelamente a essa análiseforam investigados os índices de Corrupção Percebida na plataforma da Transparência Internacional, que todoano publica o relatório anual do Índice de Corrupção Percebida (ICP), para entender a correlação entre os dadosapresentados na primeira parte da pesquisa e a percepção que a população do Brasil e México produzem ereproduzem sobre a corrupção.Downloads
Publicado
2019-06-07
Como Citar
de Alencar, A. D., Almeida, L., & Silva, S. M. (2019). MÍDIA E PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE GLOBO (BRASIL) E TELEVISA (MÉXICO). Revista Espirales, 3(1), 37–47. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/1699
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autoras/Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).