CIDADANIA NO BRASIL: A NOSSA JOVEM DEMOCRACIA EM RISCO
Resumo
Neste artigo iremos tratar sobre o conceito de cidadania, faremos uma trajetória histórica da cidadaniabrasileira, dialogando com os direitos civis, políticos e sociais, seus avanços, retrocessos e disputas. Para falarsobre exercício da cidadania e ampliação de direitos sociais pressupõe-se uma democracia, o valor dademocracia, as relações democráticas. Atualmente, no Brasil vivemos um crescimento assustador do discurso deódio e ideias equivocadas sobre a ditadura militar brasileira, pautadas em um senso comum que por um ladonega a sua existência e por outro um saudosismo deste período histórico, permeado por interesses que alimentamuma desmemoria do que de fato foi este período tão brutalmente vivido pelo Brasil. Todo conceito não é isentode um percurso histórico, cada significado estabelecido socialmente carrega consigo uma trajetória que nestediscorrer cria interpretações acerca destes entendimentos, está inserido assim culturalmente, socialmente ehistoricamente. Para falar sobre democracia contemporânea brasileira faremos o exercício de indicar como ela éjovem em nosso país e está em risco, tentaremos a resguardar trazendo a memória, conforme melhor nos forpossível, o período de ausência da democracia brasileira, a nossa vivida tão recentemente ditadura militar. Épreciso falar sobre a dura ditadura militar brasileira e como é possível perceber que alguns elementos do discursode antes ressurgem no atual cenário político. Não podemos nos perder de nossa democracia esta é umaconstrução, estabelecida em relações democráticas com participação. Para finalizar nossa escrita trataremos brevemente sobre a importância de educar em Direitos Humanos para construção de uma democracia participativa.Downloads
Publicado
2019-06-07
Como Citar
Bijega, G. L. (2019). CIDADANIA NO BRASIL: A NOSSA JOVEM DEMOCRACIA EM RISCO. Revista Espirales, 3(1), 78–90. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/1704
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autoras/Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).