CONDIÇÕES DE SUPEREXPLORAÇÃO DO TRABALHO NA PANDEMIA:
UMA ANÁLISE DE CONJUNTURA
Palavras-chave:
superexploração, trabalho, informalidadeResumo
O presente artigo busca discutir a superexploração do trabalho na América Latina, mais especificamente o caso brasileiro, na conjuntura do COVID-19. Nesse artigo, analisamos as condições atuais dos trabalhadores informais e como esses trabalhadores passam por uma ampliação da exploração, visto que muitos exercem serviços que são considerados essenciais, como o trabalho em aplicativos de alimentação e transporte, mas o salário continua baixo e as horas trabalhadas, cada vez maiores.
Referências
ANTUNES, Ricardo. TRABALHO E PRECARIZAÇÃO NUMA ORDEM NEOLIBERAL. PEGADA - A Revista da Geografia do Trabalho, v. 19, n. 1, 2018. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20101010021549/3antunes.pdf>.
FONTES, Virgínia. Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho. Marx e Marxismo, v. 5, n.8, jan/jun, pp. 45 - 67, 2017.
MARINI, Ruy Mauro. Subdesenvolvimento e revolução. 4 ed. Florianópolis: Insular, 2013.
OSORIO, Jaime. Capitalismo, Estado y sistema mundial: contradicciones económicas y políticas. Crítica Marxista, n. 44, pp. 73-85, 2017.
SOLTY, Ingar. La pandemia bioeconómica y las clases trabajadoras occidentales. Abril, 2020. Disponível em < https://vientosur.info/spip.php?article15802 >.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Espirales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autoras/Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).