“O GENERAL EM SEU LABIRINTO”
A IMAGEM LITERÁRIA DE SIMON BOLÍVAR NA OBRA DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
Palavras-chave:
Literatura e política, América Latina, Simon Bolívar, Gabriel Garcia MárquezResumo
A aproximação entre literatura ficcional e política é um campo com vastas possibilidades de exploração. Obras literárias podem contribuir para a compreensão de relações políticas e de seus personagens, como é o caso de “O general em seu labirinto”, de Gabriel Garcia Márquez, que explora a última viagem do libertador, de Bogotá a Santa Marta, na Colômbia. Este artigo teve como objetivo analisar a construção da imagem de Simon Bolívar na referida obra, no contexto da formação dos Estados latino-americanos do início século XIX. O artigo tratou da relação entre literatura e política, da vida de Bolívar e de seu papel nas revoluções hispano-americanas de independência e na formação dos países, do mito gerado em torno de sua figura nos séculos XX e XXI, e da análise da obra “O general em seu labirinto”. Além desta, foram utilizados como fontes artigos, livros acadêmicos e escritos do próprio libertador. A análise, por fim, mostra como Garcia Márquez foi capaz de apresentar um Bolívar decadente e contraditório, em contraste com seus mitos e sua grandeza, enriquecendo a percepção das características humanas deste personagem tão importante da história da América Latina.
Referências
Aleixo, JCB. (1983). Visão e atuação internacional de Simon Bolívar. Informação legislativa. ed. 20, n. 80, out/dez. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/181471 Acesso em 30/01/2022.
Bolivar, S. (2015). Carta de Jamaica. Caracas: Republica Bolivariana de Venezuela.
Bolivar, S. (2012). Manifesto de Cartagena: Memoria dirigida a los ciudadanos de Nueva Granada por un caraqueño. Bogotá: Ministerio de Cultura Republica de Colombia, 2012.
Carvalho, JM. (199). A Formação das Almas. São Paulo: Companhia das Letras,
Chartier, R. (1999). Literatura e História. Topoi, n. 1, p. 197-216.
Girardet. R. (1987). Mitos e Mitologias Políticas. São Paulo: Companhia das Letras.
Gonçalves, CC. (2018). Literatura e Política: Uma introdução. Revista do programa de letras e linguística – PPLN, n. 36, jul-dez. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/view/33978 Acesso em 30/01/2022.
Ludwig, E. (1943). Bolívar: Cavaleiro da Glória e da liberdade. Porto Alegre: Livraria do Globo.
Márquez, GG. (2020). O general em seu Labirinto. Rio de Janeiro: Record.
Napolitano, M. (2011). A relação entre Arte e Política: Uma introdução teórico-metodológica. Revisa Temáticas, 19(37/38): 25-56, jan/dez. Disponível em: https://docplayer.com.br/89200-A-relacao-entre-arte-e-politica-uma-introducao-teorico-metodologica.html Acesso em 30/01/2022.
Pombo, FR. (2018). Como Cem Anos de Solidão redefiniu a América Latina. BBC News, 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-cul-44663439 Acesso em 30/01/2022
Ramos, JA. (1968). Historia de la Nación Latinoamericana. Buenos Aires: Congreso de la Nación Argentina.
Silva, BF. (2016). A identidade latino-americana em Cem Anos de Solidão (1967), de Garcia Márquez. São Paulo: Revista Epígrafe, v. 3, n.3, p. 157-170.
Zanatta, L. (2017). Uma breve história da América Latina. São Paulo: Cultrix, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espirales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autoras/Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).