O DESENVOLVIMENTISMO LATINO-AMERICANO PELA CEPAL

Autores

  • Armstrong Pereira da Silva Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL). Membro do Centro de Estudos Sócio-Políticos e Internacionais da América do Sul (CESPI-América do Sul) e do Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional (NEEGI).
  • Rodrigo de Paula Abi-Ramia Mestrando do Programa de Pós Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL) e pesquisador do CESPI-América do Sul e do Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional (NEEGI).

Resumo

Tomando com marco o final da Segunda Guerra Mundial, este artigo tem a pretensão de sistematizar os vetores contextuais sob os quais emergiu o debate do desenvolvimentismo latino-americano na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). A partir de uma revisão da literatura especializada, buscar-se-á ponderar: os condicionantes sistêmicos da Ordem Internacional pós-1945; o comportamento e a contrapartida desses condicionantes no entorno regional latino-americano; além da proatividade da Cepal enquanto agente e vanguarda desse processo. A hipótese central é a de que o desenvolvimentismo foi fruto de uma leitura dos condicionamentos internacionais e regionais da nova ordem internacional após a guerra. Em corolário, tal perspectiva  conseguiu propor a alteração (ainda que do ponto de vista teórico) do modelo de desenvolvimento e de inserção internacional latino-americano. Partindo desse pressuposto e tendo em vista a emergência do debate contemporâneo sobre a ascensão de uma nova ordem internacional asiática, a relevância deste artigo justifica-se no fato dele -  ao analisar a experiência histórica da década de 1950 - fornecer elementos para o debate sobre os padrões de desenvolvimento e de inserção internacional da América Latina no mundo hodierno.

Biografia do Autor

Armstrong Pereira da Silva, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL). Membro do Centro de Estudos Sócio-Políticos e Internacionais da América do Sul (CESPI-América do Sul) e do Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional (NEEGI).

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL). Membro do Centro de Estudos Sócio-Políticos e Internacionais da América do Sul (CESPI-América do Sul) e do Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional (NEEGI). 

Rodrigo de Paula Abi-Ramia, Mestrando do Programa de Pós Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL) e pesquisador do CESPI-América do Sul e do Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional (NEEGI).

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL) e pesquisador do CESPI-América do Sul e do Núcleo de Estudos Estratégicos, Geopolítica e Integração Regional (NEEGI).

Referências

ARRIGHI, Giovanni. Adam Smith in Beijing: lineages of the 21st century. Londres: Verso, 2008.

AYLLÓN, Bruno. Evolução histórica da cooperação Sul-Sul. Repensando a cooperação internacional para o desenvolvimento. Organizador: André de Mello e Souza. Brasília: Ipea, 2014.

BIELSCHOWSKY, Ricardo (Ed.). Cinqüenta anos de pensamento na CEPAL. CEPAL, 2000.

BIELSCHOWSKY, Ricardo. Cinqüenta anos de pensamento na CEPAL: uma resenha. In: Cinqüenta anos de pensamento na CEPAL-Rio de Janeiro: Record/CEPAL, 2000-v. 1, p. 13-68, 2000.

CEPAL, N. U. Cinqüenta anos de pensamento na CEPAL. 2000.

CERVO, Amado Luiz; BUENO, Clodoaldo. História da política exterior do Brasil. 2002.

DALIO, Danilo José. Integração econômica na América Latina: a CEPAL e a construção de uma consciência integracionista. In: ENCONTRO DA PÓS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM HISTÓRIA ECONÔMICA, 2016. p. 1 - 35. Disponível em: <http://www.abphe.org.br/uploads/Textos Encontro Pós ABPHE 2016/Danilo_Dalio.pdf>. Acesso em: 08 maio 2017.

HERZ, Mônica; HOFFMANN, Andrea Ribeiro. Organizações internacionais: teoria e prática. Editora Campus/Elsevier, Rio de Janeiro, 2004.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. Editora Companhia das Letras, 1995.

MALLORQUÍN, Carlos. La CEPAL y Raúl Prebisch. La década de oro: 1950. Integración Latinoamericana y Caribeña. In: José Briceño Ruiz, Andrés Rivarola Puntigliano & Angel Casas-Gragea (comp.). Integración Latinoamericana y Caribeña. Política y Economía. Política y Economía, Madrid: Fondo de Cultura Económica de España

MARINI, Ruy Mauro. Dialética da Dependencia, 1973. In: TRASPADINI, Roberta e STEDILE, João pedro (Orgs.). Ruy Mauro Marini. Vida e Obra. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011, p. 131 - 172.

MARINI, Ruy Mauro. A acumulaçào capitalista mundial e o subimperialismo. Tradução de Maíra Machado Bichir e Fábio Pádua dos Santos. Outubro, número 20, 2012.

MARINI, Ruy Mauro. Subdesarollo y revolución. Cidade do México, Siglo XXI Editores,1974, pp. 1-25. Disponível em: <http://www.marini-escritos.unam.mx/019_subdesarrollo_revolucion_1.html> Acesso em 19 de novembro de 2018.

MORAIS, Reginaldo C. Celso Furtado: o subdesenvolvimento e as idéias da Cepal. Editora Ática, 1995.

MOURA, Gérson. O alinhamento sem recompensa: a política externa do governo Dutra. Rio de Janeiro, Fundação Getúlio Vargas. Textos CPDOC, 1990, mimeo.

OSÓRIO, Luiz Felipe. Imperialismo, Estado e Relações Internacionais. São Paulo, Ideias e Letras, 2018.

PRADO, Fernando Correa. A ideologia do desenvolvimento e a controvérsia da dependência no Brasil contemporâneo. Tese de doutorado. (Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional) Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015

PUNTIGLIANO, Andrés. De CEPAL a ALALC: tres vertientes del pensamiento regionalista en Latinoamérica. In:José Briceño Ruiz, Andrés Rivarola Puntigliano & Angel Casas-Gragea (comp.). Integración Latinoamericana y Caribeña. Política y Economía. Madrid: Fondo de Cultura Económica de España, p. 846-864, 2012.

REIS, Oswaldo Dehon R. As três gerações do Regionalismo Político. Working paper, Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais, ABRI. Brasília, 2007.

RITTBERGER, Volker; ZANGL, Bernhard; KRUCK, Andreas. International organization. Palgrave Macmillan, 2012.

SADER, Emir et al. Latinoamericana. Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006. Acessado em: http://latinoamericana.wiki.br/verbetes/c/cepal

SEVERO, Luciano Wexell. Integração Econômica e Desenvolvimento da América do Sul: O Brasil e a Desconstrução das Assimetrias Regionais. Tese de doutorado. (Programa de Pós-graduação em Economia Política Internacional) Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2015.

SOUZA, N A. América Latina: as ondas de integração. Oikos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 87-126. 2012.

Downloads

Publicado

2019-02-12

Como Citar

da Silva, A. P., & Abi-Ramia, R. de P. (2019). O DESENVOLVIMENTISMO LATINO-AMERICANO PELA CEPAL. evista spirales, 2(2), 6–24. ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/1430