O BRASIL E A PANDEMIA DE COVID-19:
RELIGIÃO E POLÍTICA NO GOVERNO DO MITO
Palavras-chave:
Pandemia Covid-19, Negacionismo, Brasil, Anti-ciência, ReligiãoResumo
O texto propõe reflexões sobre a influência do discurso religioso e mítico no enfrentamento da pandemia do Covid-19 no Brasil com foco nas políticas públicas anti-ciência adotadas e a relação do setor cristão conservador com o governo federal. Pautados na perspectiva dos estudos culturais, procuramos, através de pesquisa em artigos acadêmicos e de jornais, destacar a relação de movimentos religiosos com um pensamento/sentimento político mítico de negacionismo, alimentados pelas notícias falsas sobre do novo corona vírus, que dificultam as medidas de seu controle, como o isolamento social e vacinação em massa como política de Estado no país, que caminha para se tornar o pior no combate a pandemia Covid-19.
Referências
BOLSONARO, Jair. Messias. (2020), Pronunciamento do Senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, em cadeia de rádio e televisão. Em 24/03/2020. Disponível: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/pronunciamentos/pronunciamentos-do-presidente-da-republica/pronunciamento-em-cadeia-de-radio-e-televisao-do-senhor-presidente-da-republica-jair-bolsonaro Acesso: 14/08/20.
GARCIA, Gustavo; GOMES, Pedro Henrique; VIANA. Amanda. (2020), 'E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê?’, diz Bolsonaro sobre mortes por coronavírus; 'Sou Messias, mas não faço milagre' Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/04/28/e-dai-lamento-quer-que-eu-faca-o-que-diz-bolsonaro-sobre-mortes-por-coronavirus-no-brasil.ghtml. Acesso em: 05/05/20.
HARVEY, David. (2020), Política anticapitalista em tempos de COVID-19 In: DAVIS, M, et al: Coronavírus e a Luta de classe. Terra sem Amos: Brasil. 48p.
MACHADO, Leandro. (2020), De cultos online a “não leia notícias sobre a pandemia”: como as religiões estão lidando com o coronavírus no Brasil. Uol, São Paulo, 17 de Mar. de 2020. Disponível em: https://notícias.uol.com.br/saude/ultimas noticias/bbc/2020/03/17/de-cultos-online-a-nao-leia-noticias-sobre-pandemia-como-as-religioes-estao-lidando-com-o-coronavirus-no-brasil.htm. Acesso em: 10 de jul. de 20.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios. Revista do PPGAV/EBA/UFRJ. n. 32, dezembro, 2016.
NETTO, Walter Souza Braga. (2020), Bolsonaro inclui igrejas como serviços essenciais e permite abertura durante a pandemia. Disponível em: https://www.vgnoticias.com.br/brasil/bolsonaro-inclui-igrejas-como-servicos-essenciais-e-permite-abertura-durante-pandemia.Acesso em: 30/07/20.
PORTAL G1. 'Chega de frescura, de mimimi': frase de Bolsonaro repercute na imprensa internacional. Disponível em:
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/03/05/chega-de-frescura-de-mimimi-frase-de-bolsonaro-repercute-na-imprensa-internacional.ghtml Acesso em: 05/03/21.
ZIZEK, Slavoj. (2020), Um golpe como “Kill Bill” no capitalismo. In: DAVIS, M, et al: Coronavírus e a Luta de classe. Terra sem Amos: Brasil, 2020. 48p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Espirales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autoras/Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).