O BRASIL E A PANDEMIA DE COVID-19:

RELIGIÃO E POLÍTICA NO GOVERNO DO MITO

Autores

  • Julia Lobato Pinto de Moura Universidade Federal do Acre
  • Daniela Souza dos Santos Universidade Federal do Acre

Palavras-chave:

Pandemia Covid-19, Negacionismo, Brasil, Anti-ciência, Religião

Resumo

O texto propõe reflexões sobre a influência do discurso religioso e mítico no enfrentamento da pandemia do Covid-19 no Brasil com foco nas políticas públicas anti-ciência adotadas e a relação do setor cristão conservador com o governo federal. Pautados na perspectiva dos estudos culturais, procuramos, através de pesquisa em artigos acadêmicos e de jornais, destacar a relação de movimentos religiosos com um pensamento/sentimento político mítico de negacionismo, alimentados pelas notícias falsas sobre do novo corona vírus, que dificultam as medidas de seu controle, como o isolamento social e vacinação em massa como política de Estado no país, que caminha para se tornar o pior no combate a pandemia Covid-19.

Biografia do Autor

Daniela Souza dos Santos, Universidade Federal do Acre

Formada em Técnica em Meio Ambiente e graduanda em licenciatura plena em Geografia (7º período). Participa de eventos acadêmicos como oradora e ouvinte. Atuou como bolsista do programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (PIBID) no período de agosto de 2017 a fevereiro de 2018,  período participou de eventos como V Seminário PIBID + 10: Avanços da Iniciação à Docência como oradora do trabalho "A Importância do Pibid na Percepção do Exercício Docente". Durante o período de novembro de 2019 a julho de 2020 atuou como bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC) na execução do projeto " A Geografia das religiões e as mitologias antigas e modernas: um estudo sobre narrativas, ideologias e interculturalidades"que resultou no estudo "O Brasil e a pandemia Covid-19: religião e política no governo do mito".

 

Referências

BOLSONARO, Jair. Messias. (2020), Pronunciamento do Senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, em cadeia de rádio e televisão. Em 24/03/2020. Disponível: https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/pronunciamentos/pronunciamentos-do-presidente-da-republica/pronunciamento-em-cadeia-de-radio-e-televisao-do-senhor-presidente-da-republica-jair-bolsonaro Acesso: 14/08/20.

GARCIA, Gustavo; GOMES, Pedro Henrique; VIANA. Amanda. (2020), 'E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê?’, diz Bolsonaro sobre mortes por coronavírus; 'Sou Messias, mas não faço milagre' Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/04/28/e-dai-lamento-quer-que-eu-faca-o-que-diz-bolsonaro-sobre-mortes-por-coronavirus-no-brasil.ghtml. Acesso em: 05/05/20.

HARVEY, David. (2020), Política anticapitalista em tempos de COVID-19 In: DAVIS, M, et al: Coronavírus e a Luta de classe. Terra sem Amos: Brasil. 48p.

MACHADO, Leandro. (2020), De cultos online a “não leia notícias sobre a pandemia”: como as religiões estão lidando com o coronavírus no Brasil. Uol, São Paulo, 17 de Mar. de 2020. Disponível em: https://notícias.uol.com.br/saude/ultimas noticias/bbc/2020/03/17/de-cultos-online-a-nao-leia-noticias-sobre-pandemia-como-as-religioes-estao-lidando-com-o-coronavirus-no-brasil.htm. Acesso em: 10 de jul. de 20.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios. Revista do PPGAV/EBA/UFRJ. n. 32, dezembro, 2016.

NETTO, Walter Souza Braga. (2020), Bolsonaro inclui igrejas como serviços essenciais e permite abertura durante a pandemia. Disponível em: https://www.vgnoticias.com.br/brasil/bolsonaro-inclui-igrejas-como-servicos-essenciais-e-permite-abertura-durante-pandemia.Acesso em: 30/07/20.

PORTAL G1. 'Chega de frescura, de mimimi': frase de Bolsonaro repercute na imprensa internacional. Disponível em:

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/03/05/chega-de-frescura-de-mimimi-frase-de-bolsonaro-repercute-na-imprensa-internacional.ghtml Acesso em: 05/03/21.

ZIZEK, Slavoj. (2020), Um golpe como “Kill Bill” no capitalismo. In: DAVIS, M, et al: Coronavírus e a Luta de classe. Terra sem Amos: Brasil, 2020. 48p.

Downloads

Publicado

2021-05-26

Como Citar

Pinto de Moura, J. L., & Souza dos Santos, D. . (2021). O BRASIL E A PANDEMIA DE COVID-19:: RELIGIÃO E POLÍTICA NO GOVERNO DO MITO. evista spirales, 5(2). ecuperado de https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/2756

Edição

Seção

Dossiê especial: Faces e Aspectos da Pandemia de Covid-19 na América do Sul