O CICLO COMUM DE ESTUDOS E A RELAÇÃO SOCIEDADE, CULTURA E INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UNILA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2336496.7.2-7

Palavras-chave:

sociedade; cultura; educação superior; integração latino-americana; UNILA

Resumo

O artigo trata da relação entre sociedade, cultura e integração da América Latina na educação superior da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), especialmente no Ciclo Comum de Estudos (CCE). Para tanto, foi realizado por meio de revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo com egressos dos cursos de graduação e docentes que atuaram neste Ciclo. Os processos formativos do CCE, que os estudantes de todos os cursos de graduação percorrem nos semestres iniciais, abrangem elementos culturais, expressos em conteúdos curriculares, que possibilitam a apropriação de conhecimentos da América Latina, da integração e de línguas, para além da área de formação. Os resultados obtidos apontam especificidades e um diferencial da instituição estudada em relação à outras instituições e, conforme os participantes da pesquisa, o CCE apresenta aspectos relevantes e desafios. Destaca-se que a UNILA é uma universidade estratégica e alternativa da integração latino-americana, entre os “povos”, que se propõe “solidária”, e uma expressão determinada e determinante da integração por meios educativos, responsável pela formação de profissionais e pela produção científica, com um papel relevante na elevação da cultura.

Biografia do Autor

Débora Villetti Zuck, UNILA

Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Educação pela UNIOESTE, Especialista em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela UTFPR e Graduada em Pedagogia pela UNIOESTE. Tem experiência na área de Educação, na docência, gestão educacional, apoio pedagógico e regulação, supervisão e avaliação da Educação Superior. É pedagoga na UNILA, desde 2014. Foi professora colaboradora na UNIOESTE e professora da Educação Básica em Cascavel-PR. Atua principalmente nas seguintes temáticas: Políticas Educacionais; Educação bolivariana na Venezuela; Integração latino-americana; Educação Superior; História das Instituições de Ensino Superior no Brasil; Teorias e práticas pedagógicas; e Fundamentos didáticos-pedagógicos.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Villetti Zuck, D. (2023). O CICLO COMUM DE ESTUDOS E A RELAÇÃO SOCIEDADE, CULTURA E INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DA UNILA. evista spirales, 7(2). https://doi.org/10.29327/2336496.7.2-7