AUTONOMIA DOCENTE NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO PAULISTA:

LIMITES E POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2336496.8.2-11

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Currículo Paulista, Concepções Freireanas

Resumo

A educação vem sendo trabalhada com a mesma lógica mercantil há anos, a qual busca a homogeneização dos educandos, desconsiderando suas vontades, vivências e cultura. Por isso, neste trabalho foi questionado o quão autônomos os educadores conseguem ser em suas funções, para que consigam se desviar desse caminho. Também foi questionado o investimento do Estado em diminuir a autonomia dos educadores por meio de materiais didáticos que o próprio Estado se incumbe de produzir, fornecer e averiguar se está sendo aplicado. Por essa razão, foi feita uma análise do Currículo Paulista, material utilizado em toda a rede estadual do Estado de São Paulo, com a finalidade de atender seus objetivos. Para isso, foi feita uma análise documental baseada no método qualitativo de pesquisa, por meio de três parâmetros baseados nas concepções freireanas de educação, que consistem no protagonismo epistemológico, na autoria do material didático e na liberdade metodológica. Assim, foi possível destacar como o Currículo Paulista cumpre seu papel de manutenção da ideologia neoliberal que molda o Estado de São Paulo há anos, visando formar sujeitos prontos para o mercado de trabalho já docilizados e conformados com as injustiças sociais.

Referências

ABITANTE, Aldo. Contribuições de Paulo Freire e Walter Benjamin para uma Análise do Ensino de Língua Portuguesa no Currículo Paulista. 2020. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, Sorocaba, 2020.

ALTMANN, Helena. Influências do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.28, n.1, p. 77-89, jan./jun. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/gXrrXjGztGfmRqhqLHgKqgt/?lang=pt. Acesso em 03 fev. 2024.

APPLE, Michael W. Ideologia e currículo. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (Terceira versão). Brasília, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 70 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 74 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021b.

GUIOUT, André Pereira. Um moderno príncipe da burguesia brasileira: o PSDB (1988-2002). 2006. 197 f. Dissertação (Mestrado em História). Instituto de Ciências Humanas e Filosofia – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.

JUNIOR, Eduardo Brandão; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SANTOS, Adriana Cristina Omena dos; SCHNEKENBERG, Guilherme Fernando. Análise documental como percurso metodológico. Cadernos da Fucamp, v.20, n.44, p.36-51. 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2356 . Acesso em 10 fev. 2024.

NEVES, José L. Pesquisa qualitativa- características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v.1, n. 3. 1996.

PÉREZ, Leonardo F. M. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2012.

ROMMINGER, Alfredo Eric. O Banco Mundial e o Desenvolvimento Sustentável: a ação do Banco Mundial no financiamento do setor energético. Universitas - Relações Int., Brasília, v. 2, n.1, p. 269-288, jan./jun. 2004.

RUSSO, Miguel; CARVALHO, Celso. Reforma e políticas de educação do governo do estado de São Paulo (2007-2011). Série-Estudos, Campo Grande, MS, n. 34, p. 275-289, jul./dez. 2012. Disponível em: https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/106/58 . Acesso em 19 abril 2024.

SANFELICE, José Luís. A política educacional do Estado de São Paulo: apontamentos. Revista Nuances: estudos sobre educação, v.17, n.18, p.146- 157, São Paulo, 2010. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/730 . Acesso em 19 abril 2024.

SANTOS, Frederico. A retórica da guerra cultural e o parlamento brasileiro: argumentação no impeachment de Dilma Roussef. 2019. 314 f. Tese de doutorado, Universidade Federal de Minas Gerais- Faculdade de Letras, Belo Horizonte, 2019.

SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista: Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo: SEDUC, 2019.

SILVA, Lara; MURARO, Darcisio. Conhecer para transformar- a epistemologia crítico-dialética de Paulo Freire. Florianópolis: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – Sul, 2014.

ZANARDI, Teodoro Adriano Costa; OLIVEIRA, Cleidiane Lemes de. Experienciar democraticamente o currículo e formação de educadores/as: Paulo Freire e os desafios da centralização curricular. Revista Educação e cultura contemporânea, v. 18, n. 55, p. 272- 292, 2021. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/9779 . Acesso em 21 fev 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Boni, I. C. C., Bimbatti, B. R., & da Silva, A. F. G. (2024). AUTONOMIA DOCENTE NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO PAULISTA: : LIMITES E POSSIBILIDADES . Revista Espirales, 8(2), 221–237. https://doi.org/10.29327/2336496.8.2-11

Edição

Seção

Dossiê: O legado de Paulo Freire na América Latina e Caribe