AUTONOMIA DOCENTE NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO PAULISTA:
LIMITES E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.29327/2336496.8.2-11Palavras-chave:
Neoliberalismo, Currículo Paulista, Concepções FreireanasResumo
A educação vem sendo trabalhada com a mesma lógica mercantil há anos, a qual busca a homogeneização dos educandos, desconsiderando suas vontades, vivências e cultura. Por isso, neste trabalho foi questionado o quão autônomos os educadores conseguem ser em suas funções, para que consigam se desviar desse caminho. Também foi questionado o investimento do Estado em diminuir a autonomia dos educadores por meio de materiais didáticos que o próprio Estado se incumbe de produzir, fornecer e averiguar se está sendo aplicado. Por essa razão, foi feita uma análise do Currículo Paulista, material utilizado em toda a rede estadual do Estado de São Paulo, com a finalidade de atender seus objetivos. Para isso, foi feita uma análise documental baseada no método qualitativo de pesquisa, por meio de três parâmetros baseados nas concepções freireanas de educação, que consistem no protagonismo epistemológico, na autoria do material didático e na liberdade metodológica. Assim, foi possível destacar como o Currículo Paulista cumpre seu papel de manutenção da ideologia neoliberal que molda o Estado de São Paulo há anos, visando formar sujeitos prontos para o mercado de trabalho já docilizados e conformados com as injustiças sociais.
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