Os institutos histórico geográficos no Brasil do século XIX: a instrumentalização dos saberes geográficos e a colonialidade do poder na construção da identidade nacional
Abstract
O presente artigo analisa o contexto de estabelecimento do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, bem como de seus pares regionais, como o Instituto Histórico Antropológico de Pernambuco e o Instituto Histórico Geográfico de São Paulo, ao longo do século XIX, evidenciando seus projetos de estabelecimento da identidade nacional e os discursos que os ampararam, sob o arcabouço teórico do pensamento decolonial, que enfatiza a dualidade modernidade/colonialidade na expansão do projeto civilizatório difundido desde a Europa. Este processo demandou a modernização e integração do território brasileiro através de um discurso científico de cunhogeográfico, que visava articular os aspectos físicos e sociais frente a centralização política que demandava a incipiente nação, que recentemente havia alcançado a independência e buscava se inserir na geopolítica global que se desenhava então.
Downloads
Published
2018-08-25
How to Cite
Silva, P. L. G. (2018). Os institutos histórico geográficos no Brasil do século XIX: a instrumentalização dos saberes geográficos e a colonialidade do poder na construção da identidade nacional. Espirales Journal, 2(1), 107–116. Retrieved from https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/1350
Issue
Section
Dossiê
License
Autoras/Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).