SUMA QAMAÑA NA PRODU ÇÃO DE QUINOA NA BOLIVIA
Abstract
A “suma qamaña” traduzido para o espanhol é mais conhecido como “vivir bien” é uma noção de vidamuito diferente da ocidental de desenvolvimento; Esta concepção de vida está presente na água, no ar, no solo,também é encontrada em todos os seres vivos, estes estão conectados e vivem juntos. Isso quer dizer que ohomem é parte da natureza para que o equilíbrio possa ser alcançado. O bem viver também é encontrado notrabalho do dia a dia com o apoio e mútuo apoio da comunidade. No Estado Plurinacional da Bolívia, esse modode vida é reconhecido na Constituição Política do Estado, e nas comunidades indígenas a família é muitoimportante, porque são elas que produzem. A produção de quinoa ocorre na população andina da Bolívia, seumodo de cultivar e colher este grão que é feito com este conhecimento ancestral, isto é, com o suma qamaña.Para a coleta de dados, utiliza-se a bibliografia de diferentes autores que realizam pesquisas sobre o assunto. Ainvestigação mostra que, mesmo na produção de quinoa, mesmo com a particularidade do modo de cultivo ecolheita está presente o suma qamaña, trata-se de ter que harmonia com plantas, animais, insetos, a utilização depesticidas não é feito já que a produção não estaria em equilíbrio para consumi-la. Este mesmo presente esteconhecimento ancestral na produção deste alimento.Downloads
Published
2019-06-07
How to Cite
Osco, W. C. (2019). SUMA QAMAÑA NA PRODU ÇÃO DE QUINOA NA BOLIVIA. Espirales Journal, 3(1), 63–76. Retrieved from https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/1702
Issue
Section
Dossiê
License
Autoras/Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).