COVID 19 NA AMAZÔNIA MARAJOARA:

COMPLEMENTARIDADES E ENTRELAÇAMENTOS DA REGIÃO COM MAIOR VULNERABILIDADE SOCIAL DO BRASIL E O APROFUNDAMENTO DA CRISE SANITÁRIA

Authors

  • Eunápio Dutra do Carmo Universidade Federal do Pará - Campus Breves / Marajó

Keywords:

Pandemia, Desigualdade Social e Comunidades Ribeirinhas

Abstract

A incidência de casos do COVID-19 exacerbou o processo de vulnerabilização das populações do Arquipélago do Marajó (Pará), onde concentram-se os municípios com menores IDH do Brasil. O texto analisa essa realidade social em sua complexidade histórica, econômica e da saúde coletiva. Tendo como lócus emblemático o município de Breves, constatou-se que a integração de crises (desigualdade social e sanitária) aprofundou os históricos problemas socioeconômicos e constitui as condições objetivas para que Breves, tenha se tornado, em abril de 2020, o epicentro de transmissão e óbitos por COVID-19 no Brasil numa rapidez extraordinária somado ao fato de ser um dos municípios com elevada taxa de extrema pobreza do país.

Author Biography

Eunápio Dutra do Carmo, Universidade Federal do Pará - Campus Breves / Marajó

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Pará (1993), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA, 1998), Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em Desenvolvimento Socioambiental do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) pelo NAEA/UFPA. É professor Adjunto do Curso de Serviço Social e Coordenador de Pós Graduação e Pesquisa da UFPA-Campus Marajó Breves. Foi professor e coordenador do Curso de Administração do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Integrante do Grupo pesquisa GETTAM (Grupo de Pesquisa sobre Estado, Território, Trabalho e Mercados Globalizados na Amazônia). Faz parte, desde 2008, do Banco de Avaliadores do MEC. Tem experiência na área de Desenvolvimento, Território e Impactos Socioambientais, Gestão e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: impactos socioambientais, desenvolvimento local, sustentabilidade, políticas públicas, gestão territorial, cultura, reestruturação produtiva e relações de trabalho. É parecerista da Revista Novos Cadernos NAEA (UFPA) e da Revista de Administração Pública (FGV/SP).

References

CASTRO, Edna Maria Ramos de (org.). Territórios em transformação na Amazônia: saberes, rupturas e resistências. Belém: NAEA, 2017.

FOLHA DE S.PAULO. Pandemia no Brasil, 31 ago. 2020. Disponível em: https://www.folha.uol.com.br/. Acesso em: 31 ago. 2020.

FOLHA DE S.PAULO. Número da Pandemia no Brasil, 14 mar. 2021. Disponível em: https://www.folha.uol.com.br/. Acesso em: 14 mar. 2020.

GARBOIS, J. A.; SODRÉ, F.; DALBELLO-ARAUJO, M. Da noção de determinação social à de determinantes sociais da saúde. In: Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 41, N. 112, 2017

G1-PARÁ. Em Breves, no PA, 1 a cada 4 moradores foi infectado por Covid-19, aponta estudo. Jornal Liberal, 25 maio 2020. Disponível em: www.g1.globo.com. Acesso em 20 jun. 2020.

GUEDES, Luti. A covid-19 na ilha da desigualdade. In: COLABORA, 23.06.2020. Disponível em https://projetocolabora.com.br/ods11/a-covid-19-na-ilha-da-desigualdade/. Acesso em 12 mar. 2021

GUDYNAS, E. “Extractivismos en America der Sur: conceptos y sus efectos derrame”. In: A. Zhouri, P. Bolados, E. Castro (eds.), Mineração na América do Sul: neoextrativismo e lutas territoriais. São Paulo: Ed. Annablume. 2016, pp. 23-43.

IAMAMOTO, Marilda Villela. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. In: Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n. 120, p. 609-639, out./dez. 2014

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Censo Demográfico, 2019 (atualizado). Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 18 abr. 2020.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. PIB dos Municípios: IBGE CIDADES. Rio de Janeiro. 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/breves. Acesso em: 05 de fev. 2021.

OBSERVATÓRIO DO MARAJÓ. Cadernos do Marajó – 40 dias de Marajó com coronavírus, 2020. Disponível em https://www.observatoriodomarajo.org/40diasmarajocovid19. Acesso em 30 de jan. 2021

OXFORD - Relatório Anual 2021: O vírus da desigualdade. Disponível em https://www.oxfam.org.br/justica-social-e-economica/forum-economico-de-davos/o-virus-da-desigualdade/?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=search_davos2021_grants&utm_content=ads2&gclid=Cj0KCQjwi7yCBhDJARIsAMWFScN0gzB8KrAmBTnfGrEZjUXNhoaOTCQdZNe6wEmt9BIPXXJmhLGUp. Acesso em 10 de mar 2021.

SARRAF-PACHECO, Agenor. Cartografia e Foto etnografia das Águas: modos de vida e de luta na Amazônia Marajoara. In: Iluminuras, Porto Alegre, v. 19, n. 46, p. 63-98, jan/jul, 2018.

Published

2021-05-26

How to Cite

do Carmo, E. D. (2021). COVID 19 NA AMAZÔNIA MARAJOARA:: COMPLEMENTARIDADES E ENTRELAÇAMENTOS DA REGIÃO COM MAIOR VULNERABILIDADE SOCIAL DO BRASIL E O APROFUNDAMENTO DA CRISE SANITÁRIA. Espirales Journal, 5(2). Retrieved from https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/2778

Issue

Section

Dossiê especial: Faces e Aspectos da Pandemia de Covid-19 na América do Sul