FRONTEIRAS TERRITORIAIS E CULTURAIS: ESTAMOS DO LADO DE CÁ E DO LADO DE LÁ NOS DIÁLOGOS PETIANOS
Resumo
O PET Conexões de Saberes da UNILA, em sua atividade ‘Diálogos Petianos’, traz à tona discussões e entendimentos sobre os conceitos de fronteiras territoriais e culturais. Permeados por uma extensa fronteira territorial entre o Brasil, a Argentina e o Paraguay nossa universidade se encontra na fronteira, em Foz do Iguaçu, tematizada e reconhecida pela grande mídia como a Tríplice Fronteira, pelas Cataratas do Iguaçu - que atrai turistas do mundo todo-, pela Hidroelétrica da Itaipu ou pela massiva quantidade de pessoas que se deslocam de outras partes do país para consumir no Paraguay ou nos freeshoppings da Argentina. No meio, num entrelugar entre estes países, criou-se em 2010 a UNILA, que tem estudantes de vários países latino-americanos e brasileiros de diferentes regiões do país, que maioria das vezes nunca se relacionaram com um universo fronteiriço. Nosso encontro com este território particular, que vai muito além do reconhecimento da grande mídia, nos permite adentrar num universo amplo para identificarmos o que seria uma “cultura de fronteira” (HARTMANN, 2010), a partir de experiências empíricas e também teóricas. Por isso, nos nossos diálogos petianos organizamos um arcabouço teórico e relatos de experiências na qual nutrimos este ensaio como uma primeira reflexão do PET Conexões de Saberes frente aos conceitos de fronteira. Nos enveredamos entre os limites postos/impostos e as passagens possíveis. Relatamos, assim, um pouco das nossas inquietações que transbordam ao universo do relato pessoal sobre as fronteiras territoriais, da criação poética e da percepção política e/ou social.Downloads
Publicado
2018-06-17
Como Citar
PET, C. de S. (2018). FRONTEIRAS TERRITORIAIS E CULTURAIS: ESTAMOS DO LADO DE CÁ E DO LADO DE LÁ NOS DIÁLOGOS PETIANOS. Revista Espirales, 1(1), 291. Recuperado de https://revistas.unila.edu.br/espirales/article/view/1238
Edição
Seção
Experiências
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