MERCOSUR and the European Union:
Variation and Limits of Regional Integration
DOI:
https://doi.org/10.29327/2282886.8.1-21Palavras-chave:
MERCOSUR, European UnionResumo
O livro faz uma comparação entre o MERCOSUL e a União Europeia para explicar a variação do regionalismo e expor seus limites. O projeto é baseado na ideia de que exemplos contemporâneos de regionalismo devem ser avaliados contra várias proposições de teorias de integração múltipla, em vez de contra uma única teoria. A fim de explicar sistematicamente por que e como os resultados da integração no MERCOSUL diferem dos da UE, o autor desenvolve um quadro analítico para a comparação dos dois blocos. O MERCOSUL é comparado com a UE pelo uso dos vários critérios de interdependência econômica, convergência econômica, tamanho intra-bloco e assimetrias de interesse, diversidade cultural e motivações geoestratégicas, que são identificados como os parâmetros salientes das teorias de integração.
Referências
Mukhametdinov, Mikhail, MERCOSUR and the European Union: Variation and Limits of Regional Integration. London: Palgrave Macmillan, 2019. ISBN: 978-3-319-76825-0 (e-book), https://doi.org/10.1007/978-3-319-76825-0. 241 pages
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Espirales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autoras/Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).