Política sobre Conflito de Interesses
Para manter a confiança pública no processo de revisão por pares e a credibilidade do trabalho publicado, é importante que o/a autor/a compartilhe quaisquer informações relevantes sobre conflitos de interesses no ato de submissão de um manuscrito. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira, e podem surgir quando autores/as, pareceristas ou editores/as possuem interesses que, direta ou indiretamente, podem influenciar a elaboração ou avaliação do manuscrito.
A fim de administrar possíveis conflitos de interesse, é de responsabilidade dos/das autores/as:
- Indicar todo o apoio financeiro para a realização do trabalho e/ou outras conexões financeiras ou pessoais relacionadas à pesquisa;
- Informar as contribuições de pessoas mencionadas nos agradecimentos, atestando o seu consentimento e descrevendo o tipo de contribuição;
- Declarar que se há ou não conflito de interesse no ato de submissão do manuscrito.
Por sua vez, pareceristas devem:
- Revelar quaisquer conflitos de interesse competitivos ou divergências interpretativas substantivas que possam comprometer ou influenciar o processo de avaliação;
- Declarar que não é apto/a para avaliar o manuscrito se a avaliação pode ser comprometida devido a conflito de interesses ou identificação da autoria.
Já os/as editores/as requerem:
- No caso do/da editor/a-chefe: informar ao Conselho Editorial que poderão sugerir nome mais adequado para acompanhar a avaliação do manuscrito;
- No caso do/da editor/a executivo/a responsável pelo acompanhamento de um manuscrito: informar ao/à editor/a-chefe que é preciso encaminhar o artigo para outro/a editor/a executivo/a, caso necessário.
Para maiores informações, consulte a normativa seguida pela Revista Espirales: Disclosure of Financial and Non-Financial Relationships and Activities, and Conflicts of Interest.
