OS INTERESSES PRIVADOS DA COMUNICAÇÃO NA COBERTURA DE PROCESSOS POLÍTICO ELEITORAIS NO BRASIL
Palavras-chave:
Comunicação política, interesses privados, processos eleitoraisResumo
Sendo que a mídia é uma ferramenta fundamental na construção da opinião pública, torna-se estratégico para os detentores do poder econômico adquirí-la e monopolizá-la como um mecanismo para garantir sua hegemonia social. Portanto, é importante ter ciência de que o “Quarto Poder” atua articuladamente com o poder económico e com o poder político, e todos estes têm interesses em comum. Esta pesquisa bibliográfica se propõe fazer uma análise crítica que permita refletir sobre a influência dos meios de comunicação privados na forma como é realizada a cobertura da comunicação política nos processos eleitorais no Brasil. Em este trabalho mostra-se que a maioria dos meios de comunicação do Brasil são privados e muitos pertencem a empresas ligadas a legisladores da bancada empresarial, isso compromete a qualidade da informação como demostra-se na forma parcializada como é veiculada a informação antes e durante os processos eleitorais analisados neste trabalho. Pode-se concluir que o conflicto de intereses gerado pela monopolização dos meios de comunicação por parte do setor empresarial afeta os procesos políticos e eleitorais e a qualidade da democracia.
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