OS INTERESSES PRIVADOS DA COMUNICAÇÃO NA COBERTURA DE PROCESSOS POLÍTICO ELEITORAIS NO BRASIL
Keywords:
Comunicação política, interesses privados, processos eleitoraisAbstract
Sendo que a mídia é uma ferramenta fundamental na construção da opinião pública, torna-se estratégico para os detentores do poder econômico adquirí-la e monopolizá-la como um mecanismo para garantir sua hegemonia social. Portanto, é importante ter ciência de que o “Quarto Poder” atua articuladamente com o poder económico e com o poder político, e todos estes têm interesses em comum. Esta pesquisa bibliográfica se propõe fazer uma análise crítica que permita refletir sobre a influência dos meios de comunicação privados na forma como é realizada a cobertura da comunicação política nos processos eleitorais no Brasil. Em este trabalho mostra-se que a maioria dos meios de comunicação do Brasil são privados e muitos pertencem a empresas ligadas a legisladores da bancada empresarial, isso compromete a qualidade da informação como demostra-se na forma parcializada como é veiculada a informação antes e durante os processos eleitorais analisados neste trabalho. Pode-se concluir que o conflicto de intereses gerado pela monopolização dos meios de comunicação por parte do setor empresarial afeta os procesos políticos e eleitorais e a qualidade da democracia.
Downloads
References
Assange, J. (2012). CYPHERPUNKS: liberdade e futuro da internet. Boitempo Editorial: Brasil.
Bayma, I. (2001). A concentração da propriedade de meios de comunicação e o coronelismo eletrônico no brasil. 2001. Disponível em: acesso em: 06/10/2017.
Cervi, E. (2012). Opinião Pública e Comportamento Político. Intersaberes: Curitiba.
Cervi, E; Massuchin, M; Cavassano, F. (org.). (2016). Internet Eleições no Brasil. CPOP: Curitiba. Disponível em: <https://blogempublico.files.wordpress.com/2013/02/cervi_cap1_internet_eleicoes.pdf>
Chomsky, N. (2014). Mídia: Propaganda política e manipulação. Wmf Martín Fontes: São Paulo.
Congresso em Foco. (2010). Bancada empresarial será quase metade do Congresso. Disponível em: <http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/manchetes-anteriores/bancada-empresarial-será-quase-metade-do-congresso/> acesso em: 06/10/2017.
Correia, J (2004) Ideologia e Hegemonia. In Albino, A; Rubim, C. (Org). Comunicação Política: conceitos e abordagens. P. 223-258. Edufba: Salvador. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/134/4/Comunicao-Politica_RI.pdf>
De Moraes, D. (2013). Medios, poder y contrapoder: de la concentración monopólica a la democratización de la información. Biblos: Buenos Aires.
El Mundo. Es (2013). Rafael Correa a Ana Pastor: '¿Qué pasó por TVE? ¿No había independencia?’. Disponível em: <https://www.elmundo.es/elmundo/2013/04/29/comunicacion/1367236033.html> acceso em: 04/10/2017
FNDC-Coordenação Executiva. (2015). Sem mídia democrática não há democracia. Disponível em: <http://www.fndc.org.br/noticias/sem-midia-democratica-nao-ha- democracia-924641/> acesso em: 04/10/2017
Freire, P. (1987). Pedagogia do Oprimido. 17 Paz e terra: Rio de Janeiro.
Leal, P. (2007). Jornalismo Político Brasileiro e a Análise do Enquadramento Noticioso. II Compolítica - Congresso da Associação Brasileira dos Pesquisadores de Comunicação e Política. Disponível em: .
Manchetômetro. (2014). Eleições 2014. Disponível em: <http://www.manchetometro.com.br/index.php/category/analises/eleicoes-2014/> acesso em: 20/09/2017.
Marx, K; Engels, (1992). Friedrich.L’idéologie allemande. In Marx, K. Philosophie. Gallimard: Paris.
Tavares, H. (2008). Raymond Williams: pensador da cultura. Revista Ágora, nº8 :Vitória.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Espirales

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to post it to an institutional repository or publish it as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal websites) at any point before or during the editorial process, as this can lead to productive exchanges, as well as increase the visibility and citation of the published work (see The Effect of Open Access).
