POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O CINEMA E AUDIOVISUAL EM TRÊS ATOS:

OS MOVIMENTOS DO CINEMA E AUDIOVISUAL NO BRASIL NOS ANOS 2000

Autores

  • Lia Bahia UFF

DOI:

https://doi.org/10.29327/2336496.7.2-2

Palavras-chave:

Políticas Públicas; Cinema; Cultura; Democracia

Resumo

O artigo analisa três momentos recentes para o cinema e audiovisual brasileiro. A história recente do cinema e audiovisual brasileiro está permeada por avanços e retrocessos das políticas públicas para o setor. Os anos 2000 são especialmente relevantes por permitirem avaliar as continuidades, rupturas e, principalmente, a emergência de uma agenda de futuros. Referenciado por estudos culturais e das ciencias políticas, o artigo sistematiza incidências discursivas, conceituais e repercussões práticas para o setor em três diferentes contextos:  1. governos PT; 2. governos Temer e Bolsonaro; 3. vitória do Lula em 2023. Observam-se mudanças com sentido inequivocamente inclusivas e democratizantes mais ou menos intensas, seguidas por um refluxo das pautas reformistas e a seguir uma retomada das perspectivas de reformas estruturantes. Embora seja plausível associar a intensidade de reformas, recuos e resistências a cada período enfocados, os resultados encontrados sugerem cautela em relação a associações lineares e exclusivas das políticas com as distintas gestões governamentais. 

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Bahia, L. (2023). POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O CINEMA E AUDIOVISUAL EM TRÊS ATOS:: OS MOVIMENTOS DO CINEMA E AUDIOVISUAL NO BRASIL NOS ANOS 2000. Revista Espirales, 7(2). https://doi.org/10.29327/2336496.7.2-2

Edição

Seção

Dossiê: Cultura e Relações Internacionais: perspectivas latino-americanas