DO FÓRUM ENTRE FRONTEIRAS AO MERCADO ENTRE FRONTEIRAS

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INTEGRAÇÃO DO CINEMA REALIZADO ENTRE O SUL DO BRASIL, NOROESTE DA ARGENTINA E O PARAGUAI

Autores

  • Francieli Rebelatto Unila - professora

DOI:

https://doi.org/10.29327/2336496.7.2-4

Palavras-chave:

cinema entre-fronteiras; integração regional e cinema; cinema e fronteiras;

Resumo

Neste artigo analisamos a história de criação do espaço de integração cinematográfico regional Fórum Entre Fronteiras, conformado em 2007 de forma itinerante entre o Sul do Brasil, o Noroeste da Argentina e o Paraguai. Esta articulação entre realizadores (as), entidades públicas, festivais de cinema e produtoras independentes contribuiu para a produção cinematográfica realizada nas últimas duas décadas na região, desencadeando na formação de Institutos de Cinema e editais públicos de fomento da produção e circulação do audiovisual. Como resultado deste processo de organização, em 2018 é iniciada a construção do Mercado Entre Fronteiras que tem levado à cabo editais de coprodução efetivados pelos Institutos de cinema, como é o caso IECINE no Rio Grande do Sul e o IAAVIM, em Misiones e o INAP, no Paraguai. Nos interessa pensar como esse processo de integração regional e internacional promoveu a construção de políticas públicas para o cinema e quais foram os impactos nas produções cinematográficas realizadas neste período: suas imagens e imaginários.

Referências

BADIOU, Alain. O Cinema como experimentação filosófica. In: YOEL, Gerardo (org). Pensar o Cinema. São Paulo: Imagem, Ética e Filosofia, 2015.

CORAZZA, Gentil. A Unila e a integração Latino-Americana. Boletim de Economia e Política Internacional. IPEA, 2011.

GAMARRA, Hugo. Historia del Cine Paraguaio. Publicado en Diccionario del Cine Iberoamericano. España, Portugal y América; SGAE, 2011; Tomo Tomo 6, pags. 553-560. Disponível em < https://ibermediadigital.com/ibermedia-television/articulos/historia-del-cine- paraguayo/>. Acesso em 01 de janeiro de 2020.

GETINO, Octavio. As cinematografias da América Latina e do Caribe: indústria, produção e mercado. In: MELEIRO, Alessandra (org.). Cinema no mundo: indústria, política e mercado. São Paulo: Escritura Editoras, 2007.

MELENDI, Maria Angélica. Estratégias da arte em uma era de catástrofe. 1º edição - Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.

ORTEGA, Vicente Rodríguez. La ciudad Global en el cine contemporáneo. Una perspectiva transnacional. Santander - Cantabria: Contracampo, 2012.

PARANAGUÁ, Paulo Antonio. Cinema na America Latina: longe de Deus e perto de Hollywood. Porto Alegre: L & PM Editores, 1985.

PIWOWARSKI,, E. La televisión de todos, Página 12, Buenos Aires, 31 August (2011).

REBELATTO, Fran e DIAS FONSECA, Eduardo. Fórum Entre Fronteiras: uma experiência de produção cinematográfica transnacional no Mercosul. Revista Sures: Unila, 2015. Disponível em: <https://revistas.unila.edu.br/sures/article/view/284>. Acessado em: 29 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Rebelatto, F. (2023). DO FÓRUM ENTRE FRONTEIRAS AO MERCADO ENTRE FRONTEIRAS: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INTEGRAÇÃO DO CINEMA REALIZADO ENTRE O SUL DO BRASIL, NOROESTE DA ARGENTINA E O PARAGUAI. evista spirales, 7(2). https://doi.org/10.29327/2336496.7.2-4

Edição

Seção

Dossiê: Cultura e Relações Internacionais: perspectivas latino-americanas