DO FÓRUM ENTRE FRONTEIRAS AO MERCADO ENTRE FRONTEIRAS
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INTEGRAÇÃO DO CINEMA REALIZADO ENTRE O SUL DO BRASIL, NOROESTE DA ARGENTINA E O PARAGUAI
DOI:
https://doi.org/10.29327/2336496.7.2-4Palavras-chave:
cinema entre-fronteiras; integração regional e cinema; cinema e fronteiras;Resumo
Neste artigo analisamos a história de criação do espaço de integração cinematográfico regional Fórum Entre Fronteiras, conformado em 2007 de forma itinerante entre o Sul do Brasil, o Noroeste da Argentina e o Paraguai. Esta articulação entre realizadores (as), entidades públicas, festivais de cinema e produtoras independentes contribuiu para a produção cinematográfica realizada nas últimas duas décadas na região, desencadeando na formação de Institutos de Cinema e editais públicos de fomento da produção e circulação do audiovisual. Como resultado deste processo de organização, em 2018 é iniciada a construção do Mercado Entre Fronteiras que tem levado à cabo editais de coprodução efetivados pelos Institutos de cinema, como é o caso IECINE no Rio Grande do Sul e o IAAVIM, em Misiones e o INAP, no Paraguai. Nos interessa pensar como esse processo de integração regional e internacional promoveu a construção de políticas públicas para o cinema e quais foram os impactos nas produções cinematográficas realizadas neste período: suas imagens e imaginários.
Referências
BADIOU, Alain. O Cinema como experimentação filosófica. In: YOEL, Gerardo (org). Pensar o Cinema. São Paulo: Imagem, Ética e Filosofia, 2015.
CORAZZA, Gentil. A Unila e a integração Latino-Americana. Boletim de Economia e Política Internacional. IPEA, 2011.
GAMARRA, Hugo. Historia del Cine Paraguaio. Publicado en Diccionario del Cine Iberoamericano. España, Portugal y América; SGAE, 2011; Tomo Tomo 6, pags. 553-560. Disponível em < https://ibermediadigital.com/ibermedia-television/articulos/historia-del-cine- paraguayo/>. Acesso em 01 de janeiro de 2020.
GETINO, Octavio. As cinematografias da América Latina e do Caribe: indústria, produção e mercado. In: MELEIRO, Alessandra (org.). Cinema no mundo: indústria, política e mercado. São Paulo: Escritura Editoras, 2007.
MELENDI, Maria Angélica. Estratégias da arte em uma era de catástrofe. 1º edição - Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.
ORTEGA, Vicente Rodríguez. La ciudad Global en el cine contemporáneo. Una perspectiva transnacional. Santander - Cantabria: Contracampo, 2012.
PARANAGUÁ, Paulo Antonio. Cinema na America Latina: longe de Deus e perto de Hollywood. Porto Alegre: L & PM Editores, 1985.
PIWOWARSKI,, E. La televisión de todos, Página 12, Buenos Aires, 31 August (2011).
REBELATTO, Fran e DIAS FONSECA, Eduardo. Fórum Entre Fronteiras: uma experiência de produção cinematográfica transnacional no Mercosul. Revista Sures: Unila, 2015. Disponível em: <https://revistas.unila.edu.br/sures/article/view/284>. Acessado em: 29 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espirales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autoras/Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).