TEMA GERADOR E O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS:
COMO PENSAM E TRABALHAM OS PESQUISADORES BRASILEIROS?
DOI:
https://doi.org/10.29327/2336496.8.2-8Palavras-chave:
Tema gerador, Currículo, Ensino de ciênciasResumo
O presente trabalho visa discutir o legado de Paulo Freire no contexto curricular de Ensino de Ciências brasileiro. Apesar de não ter teorizado sobre currículo, a obra de Freire é tão vasta que – historicamente – foram realizadas (re)leituras que repercutiram na construção de relações entre currículos escolares e Tema Geradores. No estudo que segue, a partir de um viés epistemológico, objetivou-se discutir como pesquisadores(as) do campo de Ensino de Ciências, entram em contato com a perspectiva curricular Freireana; além de apresentar as compreensões de determinado coletivo de sujeitos, sobre as características para a emersão de um Tema Gerador, sua planificação e desenvolvimento no contexto educacional. Como resultados, destacam-se e a importância de determinadas obras e sujeitos no processo de iniciação à perspectiva, especialmente a figura do professor Delizoicov. Ademais, percebeu-se a necessidade de reinvenções teórico-práticas para o trabalho com Temas Geradores, as quais passam pela necessidade de “ouvir o outro”, de investigar as chamadas Situações-Limite, e trabalha-las no contexto de sala de aula. Por fim, espera-se contribuir com as compreensões sobre o Tema Gerador, potencializando a formação de sujeitos críticos-transformadores.
Referências
ARAÚJO, Laís. Os três momentos pedagógicos como estruturantes de currículos. Dissertação de Mestrado. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2015.
AUGUSTO, Stephanie; SANTOS, Jefferson; MACIEL, Nicolas; GEHLEN, Simoni. Temas Geradores em tempos de pandemia e suas contribuições para o ensino de Ciências/Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Rio de Janeiro, v.40, n.1, p.154-187, 2023.
AUTOR, 2021. Tese de doutorado
CENTA, Fernanda; MUENCHEN, Cristiane. O despertar para uma cultura de participação no trabalho com um tema gerador. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.9, n.1, p.263-291, 2016.
CENTA, Fernanda.; MUENCHEN, Cristiane. O Trabalho Coletivo e Interdisciplinar em uma Reorientação Curricular na perspectiva da Abordagem Temática. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Espanha, 2018.
DELIZOICOV, Demétrio. Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal. Dissertação de mestrado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1982.
DELIZOICOV, Demétrio. Conhecimento, Tensões e Transições. Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1991.
DELIZOICOV, Demétrio. Uma experiência em ensino de ciência na Guiné Bissau Depoimento. Revista de Ensino de Física, São Paulo, v.2, n.4, p.57-72, 1980.
DEMARTINI, Gabriel. Abordagem Temática Freireana em uma Escola Estadual no Maranhão. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, SC, 2017.
DICKMANN, Ivo; CECCHETTI, Elcio. Pedagogia da coletividade: ensaio freiriano sobre educação e política na atualidade brasileira. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Pelotas, v.36, n.1, p.96-108, 2019.
FERNANDES, Sabrina. Se quiser mudar o mundo: um guia político para quem se importa. 1ª ed. São Paulo: Planeta Estratégia, 2020.
FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte/MG: Fabrefactum, 2010.
FONSECA, Kamilla; NOVAIS, Edcleide; NERES, Cleide; BARBOSA, Letícia; MILI, Júlio; GEHLEN, Simoni. Tema Gerador em Pesquisas em Educação em Ciências. X Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, Águas de Lindóia, SP. 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HALMENSCHLAGER, Karine; HUNSCHE, Sandra; DELIZOICOV, Demétrio. Formação docente e abordagem de temas: limites, potencialidades e desafios. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo, 2015.
LEAL, Titiva. Contribuições de Paulo Freire à educação brasileira. 1ªed. Pelotas/RS: Seiva Publicações, 2007.
LORENZETTI, Leonir; MUENCHEN, Cristiane; SLONGO, Ione. A crescente presença da epistemologia de Ludwik Fleck na pesquisa em Educação em Ciências no Brasil. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v.11, p.373-404, 2018.
MAGOGA, Thiago; MUENCHEN, Cristiane. A abordagem temática na educação em ciências: caracterização de um estilo de pensamento. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.11, n.2, p.131-157, 2018.
MARTINS, André. A obra aberta de Ludwik Fleck. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Rio de Janeiro, v.20, n.único, p.1197-1226, 2020.
MILLI, Júlio.; ALMEIDA, Eliane; GEHLEN, Simoni. A rede temática e o ciclo temático na busca pela cultura de participação na educação CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.11, n.1, p.71-100, 2018.
MORAES. Roque; GALIAZZI, Maria. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
MUENCHEN, Cristiane. A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. Tese de Doutorado. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.
PANIZ, Catiane; MUENCHEN, Cristiane. O Estudo da Realidade e os Temas Geradores no Ensino de Ciências: reflexões sobre um processo vivenciado no contexto do PIBID. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, Santo Ângelo, v. 10, n. 1., p. 56-72, 2020.
PIERSON, Alice. O cotidiano e a busca do sentido para o ensino de Física. Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1997.
PFUETZENREITER, Márcia. A epistemologia de Ludwik Fleck como referencial para a pesquisa no ensino na área de saúde. Ciência e Educação, Bauru, v. 8, n. 2, p. 147-159. 2002.
SILVA, Antônio. Das falas significativas às práticas contextualizadas: a construção do currículo na perspectiva crítica e popular. Tese de Doutorado. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2004.
SILVA, Roger; GEHLEN, Simoni. Investigação Temática na Formação de Professores de Ciências em Pau Brasil-BA: compreensões acerca de um tema gerador. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.18, n.2, p.147-169, 2016.
SILVA, Tomaz. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SOUSA, Polliane; BASTOS, Ana; FIGUEIREDO, Priscila; GEHLEN, Simoni. Investigação Temática no Contexto do Ensino de Ciências: Relações entre a Abordagem Temática Freireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.7, n.2, p.155-177, 2014.
SOUSA, Polliane; BASTOS, Ana; FIGUEIREDO, Priscila; GEHLEN, Simoni. Tema Gerador e a Relação Universidade-Escola: Percepções de Professoras de Ciências de uma Escola Pública em Ilhéus-BA. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v.9, n.1, p.3-29, maio, 2016.
TOZONI-REIS, Marília. Temas ambientais como “temas geradores”: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar em Revista, Curitiba, n.27, p. 93-110, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Espirales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autoras/Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).