TENDÊNCIAS FREIREANAS NA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE DOCENTES:
APROXIMAÇÕES HISTÓRICAS E TEÓRICAS COM O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/2336496.8.2-3Palavras-chave:
Formação Permanente, Ensino de Ciências, Paulo FreireResumo
A formação de professores tem sido influenciada pelos princípios pedagógicos de Paulo Freire, especialmente pelo diálogo, reflexão crítica e participação ativa dos estudantes, pois libertam os educadores para atuarem como agentes de transformação social, promovendo uma educação humanizadora e crítica. Este estudo discute a relação histórica entre a formação continuada de professores e os princípios freireanos na formação permanente de professores de Ciências. O estudo busca responder: como os princípios freireanos, concebidos em um contexto amplo de educação, podem ser discutidos historicamente na formação permanente de professores de Ciências? O objetivo é analisar como esses princípios foram incorporados na formação docente ao longo do tempo, estabelecendo conexões com a formação permanente de professores de Ciências e promovendo uma compreensão crítica desse processo. Propomos um quadro com grupos de discussão que abrange competências socioemocionais, consciência reflexiva e adaptativa, planejamento, ação direcionada, sensibilidade ética-estética e criticidade. Esses elementos são essenciais para uma formação significativa para o ensino de Ciências. A formação docente não se limita à aquisição de técnicas, mas visa transformar a prática educativa em uma ação crítica e consciente, respondendo às realidades dos alunos e promovendo uma educação emancipadora.
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