PLANIFICACIÓN PÚBLICA

RELACIÓN ENTRE EL PLAN EDUCATIVO MUNICIPAL Y LOS PLANES PRESUPUESTALES PARA LA ACCIÓN GUBERNAMENTAL, CON BASE EN EL PNE 2014-2024

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-19

Palabras clave:

Plan Nacional de Educación, Planes presupuestarios municipales, Financiamento de la educación

Resumen

Con el objetivo de investigar la relación entre el plan educativo municipal y los planes presupuestarios de acción gubernamental, este artículo analiza la planificación pública, la sistematización de la planificación educativa y los desafíos de los dos últimos planes decenales. Contextualiza la planificación del presupuesto, relacionando los planes nacionales plurianuales con las metas del PNE (ley 13.005/2014), y analiza la relación entre el PME 2015-2025 y los planes presupuestarios de Vitória da Conquista, Bahía, Brasil. Como procedimientos metodológicos adoptamos el análisis documental de material producido a nivel nacional y municipal, además del análisis bibliográfico. La investigación demuestra que la materialización del plan educativo municipal en instrumentos presupuestarios es aún incipiente, requiriendo una acción coordinada de múltiples actores para dar una mirada técnica y política a las conductas y prácticas que impiden o dificultan el proceso de formulación de planes presupuestarios.

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Biografía del autor/a

Midian Borges dos Reis Vieira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui graduação em Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (2020) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2001), especialização em em Gestão e Desenvolvimento de Seres Humanos pela Fundação Visconde de Cairu (2005), especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Intervale (2024), mestrado em Ensino com a temática Ensino e Políticas para a Educação Básica. Atualmente, é Coordenadora de Transparência e Controle Social na Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Tem experiência na área de Educação Básica, Coordenação Pedagógica, Formação, Docência e Qualificação Profissional de Pessoas, Jovens, Adultas e Idosas; em Gestão Educacional, Administrativa e Financeira; Elaboração de Projetos Técnicos e Educacionais, Consultoria, Coordenação/Implementação de Projetos/Programas em instituições públicas e privadas.

Sandra Márcia Campos Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (2007). Atualmente é professora plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e no programa de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino (PPGEn). Coordena o Grupo de Pesquisa em Política e Gestão da Educação Básica . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Política, gestão e planejamento educacional.

José Jackson Reis dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Pós-Doc pela USP (Universidade de São Paulo - Brasil). Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Doutor em Educação pela UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com estágio doutoral na Universidade de Lisboa, Portugal. Membro da Academia de Letras do Vale do Itapicuru (ALVI), Estado da Bahia, Brasil. Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn/Uesb - Mestrado e Doutorado Acadêmicos) e do Doutorado em Educação de Jovens e Adultos, da Universidad Nacional de Chilecito (Argentina). Desenvolve trabalhos de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Gestão da Educação Básica, Pensamento de Paulo Freire e na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Coordenou, em parceria com a Universidade de Passo Fundo e com o Programa Alfabetização Solidária, a experiência de alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas, premida pela UNESCO, por meio do Núcleo de Políticas Públicas da Unicamp, no ano de 2004, no município de Tucano, Bahia. É autor de vários livros, entre eles: "Educação de pessoas jovens, adultas e idosas: interfaces entre o direito à educação, educação popular, currículo(s) e saberes experienciais. Coordena o Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas DFCH/Uesb/CNPq). Membro da Rede Internacional de Pesquisa Colaborativa (BRASILUEJA MPEJA/Uneb). Desenvolveu projeto de pesquisa sobre abordagens colaborativas de investigação científica, com a Universidade Autônoma de Madri (Espanha), Universidade Nacional de Córdoba (Argentina) e a Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Foi diretor do Departamento de Filosofia e de Ciências Humanas (DFCH) e do Colegiado do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Assessor de Relações Internacionais da UESB desde julho de 202

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Publicado

22-11-2025

Cómo citar

Borges dos Reis Vieira, M., Campos Pereira, S. M., & Reis dos Santos, J. J. (2025). PLANIFICACIÓN PÚBLICA: RELACIÓN ENTRE EL PLAN EDUCATIVO MUNICIPAL Y LOS PLANES PRESUPUESTALES PARA LA ACCIÓN GUBERNAMENTAL, CON BASE EN EL PNE 2014-2024. Revista Espirales, 9, e22828869119. https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-19

Número

Sección

Flujo Continuo - Artículos