RESSIGNIFICAÇÃO HISTÓRICA E HISTORIOGRÁFICA NA AMÉRICA LATINA: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL DA FUNDAÇÃO DO ESTADO-NAÇÃO E DOS FORJAMENTOS DAS IDENTIDADES NACIONAIS NA ZONA LATINOAMERICANA
Abstract
Aborda debates que entrecruzam a transdisciplinaridade que caminha no entorno das Ciências Humanas, desde a história, educação e antropologia até a construção de um processo possível de reconstrução histórica e historiográfica da zona latinoamericana. A ideia de zona de indiscernibilidade, à luz de Deleuze e Guattari, referencia a não divisão de processos, por meio de construções históricas com recortes de delimitação geográfica ou cultural. Portanto, neste ensaio, a denominação zona conecta-se à tentativa de compreender o devir humano, desprendendo-se da estrutura dualógica que constrói as identidades nacionais, consolidadas sobre os pilares divisionais da estrutura colonizadora de superioridade/inferioridade e é posta através das sensações, controles dos corpos, linguagens e construção histórica eurocêntrica do real e do imaginário, pressupondo a negação da diversidade. Ao invés de transformação, objetiva propor a crítica contemporânea e coincidente com o processo coletivo de desconstrução dos padrões educacionais e culturais, atrelado ao processo de decolonialidade dos saberes e poderes, bem como a síntese do conceito foulcautiano de biopolítica. Nesse contexto, as teorias da colonialidad/decolonialidad, acrescidas à reflexão crítica sobre os processos educacionais, poderá contribuir para a compreensão da interferência nos processos de garantia das múltiplas identidades na zona latinoamericana.
Downloads
References
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? 3.ed. Tradução de Bento
Prado Júnior e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: 34, 2010.
D’ELIA FILHO, O.Z. Indignos de vida: a forma jurídica da política de extermínio de inimigos na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Revan, 2015.
DUSSEL, E. 1492: el encubrimiento del outro - hacia el origen del mito de la modernidad. Bolívia: CLACSO, 1994.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes,
FREYRE, G. Casa-Grande e Senzala. 2. ed. São Paulo: Global, 2005.
GALEANO, E. De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. Porto Alegre: L&PM, 2011.
GROSFOGUEL, R. Racismo Epistémico, islamofobia epistémica y ciencias
sociales coloniales. Tabula Rasa, v.14, p.341-355, 2011.
MENESES, G.G.L. La identidad de América en larga duración: ni occidental, niibérica, solo diversa. In: CRUZ, C.A.S.; CORAZZA, G.; SOUZA, N.A. de. (Orgs.). América Latina: olhares e perspectivas, Florianópolis: Insular, 2015.
PACHECO DE OLIVEIRA, J. (Org.). A viagem da volta: etnicidade, política e
reelaboração cultural no nordeste indígena. 2.ed. Rio de Janeiro: LACED, 2004.
SOLON, P. Es posible el Vivir Bien: Reflexiones a Quema Ropa sobre
Alternativas Sistémicas. Bolívia: Fundación Solo, 2016.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In:
LANDER, E. A colonialidade do saber: eurocentrismo e Ciências Sociais.
Perspectivas latino-americanas, Buenos Aires: CLACSO, 2005.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil, São Paulo: Editora Companhia das Letras, 1995.
RUIZ, L.M; RODRÍGUEZ, E.C. La Regeneración revisitada: pluriverso y
hegemonía en la construcción del estado-nación en Colombia. Medellín: La
Carreta, 2011.
WALLERSTEIN, I. O Sistema Mundial Moderno. v.1. Cidade do Porto:
Afrontamento, 1990.
ZAFFARONI, E.R. O inimigo no direito penal. Rio de Janeiro: Revan, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to post it to an institutional repository or publish it as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal websites) at any point before or during the editorial process, as this can lead to productive exchanges, as well as increase the visibility and citation of the published work (see The Effect of Open Access).
