NEGACIONISMO CIENTÍFICO:
SEU CARATER IDEOLÓGICO E POLÍTICO E OS IMPACTOS NA CIÊNCIA E NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA – COVID 19
Keywords:
Negacionismo, Ativismo, Ciência, ConservadorismoAbstract
Nos dias atuais, é possível perceber que o negacionismo científico está ganhando força, seja nos discursos políticos institucionalizados, seja no cotidiano de muitas famílias, impactadas direta ou indiretamente por tais discursos de ódio encrustados em opiniões e dados falsos. A partir dessa problemática, esse ensaio teve objetivo de produzir reflexões a respeito do negacionismo científico e como o mesmo impacta na ciência e na sociedade brasileira atual. Mediante análise reflexiva por revisão bibliográfica, qualitativa e com viés explicativo, percebeu-se que os autores selecionados demonstram um discurso coeso e focado no ativismo científico e na racionalização das ações governamentais, como mudança de postura e de ideologia no combate à pandemia.
Downloads
References
CAPONI, S. (2020). Covid-19 no Brasil: entre o negacionismo e a razão neoliberal. Estudos Avançados, v. 34, n. 99, p. 209-224. Recuperado em 05 janeiro, 2021, de http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.013
DARWIN, C. (2009). A origem das espécies. Tradução de André Campos Mesquita. SP: Editora Escala.
FERNANDES, C. M. et al. (2020). A Pós-verdade em tempos de Covid 19: o negacionismo no discurso de Jair Bolsonaro no Instagram. Liinc em Revista, v. 16, n. 2, p. e5317- e5317. Recuperado em 05 de janeiro, 2021, de http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5317/5103
HALL, S (2006). A identidade em questão. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Traduação de Thomaz Tadeu da Silva, Guaraceiro Lopes, 11º ed. RJ: DP&A.
MARQUES, A. R.; REIS, P. (2018). O desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo em contexto escolar. Questões sócio-científicas: Fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas, p. 491-514. Recupeardo em 05 de janieiro, 2021, de https://repositorio.ul.pt/handle/10451/35698
VILELA, M. L.; SELLES, S. E. (2020). É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico?. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1722-1747. Recuperado em 05 de janeiro, 2021, de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74999/45005
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Espirales

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to post it to an institutional repository or publish it as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal websites) at any point before or during the editorial process, as this can lead to productive exchanges, as well as increase the visibility and citation of the published work (see The Effect of Open Access).
