NEGACIONISMO CIENTÍFICO:
SEU CARATER IDEOLÓGICO E POLÍTICO E OS IMPACTOS NA CIÊNCIA E NA SOCIEDADE BRASILEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA – COVID 19
Palabras clave:
Negacionismo, Ativismo, Ciência, ConservadorismoResumen
Nos dias atuais, é possível perceber que o negacionismo científico está ganhando força, seja nos discursos políticos institucionalizados, seja no cotidiano de muitas famílias, impactadas direta ou indiretamente por tais discursos de ódio encrustados em opiniões e dados falsos. A partir dessa problemática, esse ensaio teve objetivo de produzir reflexões a respeito do negacionismo científico e como o mesmo impacta na ciência e na sociedade brasileira atual. Mediante análise reflexiva por revisão bibliográfica, qualitativa e com viés explicativo, percebeu-se que os autores selecionados demonstram um discurso coeso e focado no ativismo científico e na racionalização das ações governamentais, como mudança de postura e de ideologia no combate à pandemia.
Citas
CAPONI, S. (2020). Covid-19 no Brasil: entre o negacionismo e a razão neoliberal. Estudos Avançados, v. 34, n. 99, p. 209-224. Recuperado em 05 janeiro, 2021, de http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.013
DARWIN, C. (2009). A origem das espécies. Tradução de André Campos Mesquita. SP: Editora Escala.
FERNANDES, C. M. et al. (2020). A Pós-verdade em tempos de Covid 19: o negacionismo no discurso de Jair Bolsonaro no Instagram. Liinc em Revista, v. 16, n. 2, p. e5317- e5317. Recuperado em 05 de janeiro, 2021, de http://revista.ibict.br/liinc/article/view/5317/5103
HALL, S (2006). A identidade em questão. In: A identidade cultural na pós-modernidade. Traduação de Thomaz Tadeu da Silva, Guaraceiro Lopes, 11º ed. RJ: DP&A.
MARQUES, A. R.; REIS, P. (2018). O desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo em contexto escolar. Questões sócio-científicas: Fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas, p. 491-514. Recupeardo em 05 de janieiro, 2021, de https://repositorio.ul.pt/handle/10451/35698
VILELA, M. L.; SELLES, S. E. (2020). É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico?. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1722-1747. Recuperado em 05 de janeiro, 2021, de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74999/45005
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Espirales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autoras/Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).