SCENES OF MODERNITY OR THE HISTORY OF BARBARISM

FOR A DE(S)COLONIAL EDUCATION IN HUMAN RIGHTS

Authors

  • Carlos Henrique De Lucas Universidade Federal do Oeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-13

Keywords:

Mod, Modernity, Colonialism, Barbarism, Human Rights, Decoloniality

Abstract

Este ensaio examina a violência inerente ao processo da Modernidade, desafiando a narrativa eurocêntrica do progresso civilizacional. Por meio de quatro cenas principais, o texto demonstra como o avanço técnico e científico europeu foi sustentado pela exploração, genocídio e desumanização de povos racializados. A primeira cena aborda a chegada do homem europeu às Américas, marcando o início do genocídio e da colonização indígena. A segunda cena discute o comércio transatlântico de escravos, destacando a invenção da raça como justificativa para a escravidão. A terceira cena explora o imperialismo do século 19, quando a "fome" por terras levou à colonização da África, Ásia e Oceania, causando destruição e genocídio. A quarta cena culmina no Holocausto, revelando a continuidade entre o colonialismo e o genocídio moderno. No poslúdio, o ensaio conecta o recente conflito entre Israel e Palestina a essa lógica de barbárie, expondo como a Modernidade ainda se reflete nas relações de poder globais. Fundamentada em uma perspectiva decolonial, a obra defende que a Modernidade foi indissociável da barbárie, convocando a ressignificação dos direitos humanos e das narrativas históricas.

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Published

2025-10-24

How to Cite

De Lucas, C. H. (2025). SCENES OF MODERNITY OR THE HISTORY OF BARBARISM: FOR A DE(S)COLONIAL EDUCATION IN HUMAN RIGHTS. Espirales Journal, 9, e22828869113. https://doi.org/10.29327/2282886.9.1-13

Issue

Section

Horizontes Insurgentes - Essays