PAULO FREIRE INCOMODA ATÉ HOJE COM UM PENSAMENTO QUE DESAFIA O SISTEMA GLOBAL

02-08-2025

O artigo Paulo Freire: referência na práxis pedagógica decolonial planetária, de autoria de Milagros Elena Rodriguez e Ivan Fortunato, analisa a relevância atual do pensamento de Paulo Freire como base para uma educação libertadora frente às crises da humanidade. Em linguagem acessível, os autores defendem que o legado de Freire – marcado pela esperança, pelo amor e pela fé na capacidade transformadora dos oprimidos – continua sendo uma ameaça ao sistema colonial global, que se sustenta pela exclusão, pela desigualdade e pela falsa ideia de progresso. 

O texto denuncia que, embora o nome de Freire seja usado em escolas e discursos institucionais, sua verdadeira proposta pedagógica é constantemente negada. A “educação bancária”, centrada na memorização e na obediência, permanece dominante, impedindo a conscientização e a libertação dos sujeitos. Como alternativa, os autores propõem uma práxis educativa baseada no diálogo, na complexidade e no respeito à diversidade cultural, utilizando categorias como “esperançar”, “resistência”, “ecosofia” e “diatopia”. 

A partir de uma abordagem denominada hermenêutica, compreensiva, ecosófica e diatópica, os autores dialogam com a pedagogia freiriana, saberes descoloniais e a espiritualidade. Reafirmam que a transformação social só é possível se educadores e educandos agirem juntos para romper com os ciclos de opressão. Por fim, o artigo convida os leitores a resistirem às falsas políticas educacionais, reafirmando a educação como ferramenta de libertação e de construção de um mundo mais justo e humano. 

Leitura imperdível.

Link para a leitura completa do artigo de Milagros Elena Rodriguez e Ivan Fortunato, publicado na Revista Espirales, volume 9.