Pesquisa analisa presença da identidade trans na pós-graduação de Mato Grosso do Sul
Pesquisa analisa presença da identidade trans na pós-graduação de Mato Grosso do Sul
O artigo “Além do (Cis)tema: a identidade trans e a teoria do conhecimento de Paulo Freire nas dissertações e teses em Educação e Ensino de Ciências das universidades públicas de Mato Grosso do Sul (MS)”, de Danrvney Christian Monteiro dos Santos, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki e Victor Hugo de Oliveira Henrique, publicado na Revista Espirales (v.9, 2025), faz um estudo necessário sobre o cruzamento entre educação, gênero e emancipação humana.
A pesquisa investiga como pessoas trans aparecem, ou são silenciadas, nas produções acadêmicas da região, trazendo à tona o diálogo entre a teoria freireana e as epistemologias da diferença.
Entre as curiosidades, o estudo detalha Paulo Freire como uma das referências mais citadas nos trabalhos analisados; porém, destaca que as identidades trans ainda aparecem de forma marginal ou periférica nas dissertações. Os autores propõem o conceito de “transpedagogia freireana”, sugerindo uma educação libertadora que inclua as vozes trans na construção do conhecimento.
O texto também mapeia universidades que mais produzem pesquisas sobre o tema e chama atenção para a escassez de orientadores trans ou não binários na pós-graduação. A leitura do artigo é um convite a repensar o próprio ato de educar e de pesquisar, levando o princípio freireano da libertação para além das salas de aula, rumo à diversidade humana e à justiça cognitiva.
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